Semana Santa 2011. Setenário das Dores. Sete espadas de prata e de dor no coração de São João del-Rei
Começou nesta sexta-feira e vai até a próxima sexta-feira, em São João del-Rei, o Setenário das Dores – uma série de ofícios barrocos destinados a criar clima afetivo, religioso, emocional e sentimental adequado para reflexão sobre as sete espadas de dor que, cumprindo a profecia bíblica, transpassaram o coração de Maria Santíssima. Foi o preço da condição de ser mãe do Salvador.
Os ofícios, noturnos e diários, são celebrados na Matriz do Pilar. Não se sabe ao certo quando foram rezados pela primeira vez, mas tudo leva a crer que datam da segunda metade do século XVIII. Isto porque grande parte do repertório musical, executado pela Orquestra Ribeiro Bastos, foi composto especialmente para esta cerimônia há quase trezentos anos.
O ofício é quase todo em latim, mas a pregação relativa a cada dor, feita diariamente pelo celebrante, é em português. Um aspecto peculiar é que o público participa diretamente do canto das sete Ave Marias, respondendo em português a segunda parte – Santa Maria mãe de Deus ...
O Setenário das Dores é uma solenidade tocante e seu público é bastante fiel. Pela afinidade com a questão materna, esta celebração diz muito para o segmento feminino, sobretudo às mulheres que vivem em situação de orfandade, como as mães que perderam filhos e viúvas. Fazem parte do repertório musical belas e dramáticas composições, como Stabat Mater, Doleo super me e O Vos Omnes, esta última em várias versões.
As celebrações do Setenário das Dores terminam na última sexta-feira da Quaresma que antecede à Sexta-feira da Paixão. Nesta data, Nossa Senhora das Dores sai em procissão, em andor forrado de arnica, passando por um trajeto único, mas que inclui parada em todos os Passinhos, como são conhecidas as capelas-passo da Paixão em São João del-Rei. É a Procissão das Lágrimas, ou da Soledade (saudade, solidão) de Nossa Senhora - única ocasião em que é aberto o Passinho da Piedade. Maior do que os demais Passinhos da Paixão, tem em seu interior um alto e grande altar, com belíssima imagem de Nossa Senhora da Piedade, ao pé da cruz, com Cristo morto a seus pés. Esta obra veio de Portugal no século XVIII.
Arnica é uma planta medicinal, colhida em São João del-Rei na Serra do Lenheiro, muito usada em infusão no alcool para aliviar dores musculares, entorses e contusões.
.........................................................................................
+ Serviço + Arnica é uma planta medicinal, colhida em São João del-Rei na Serra do Lenheiro, muito usada em infusão no alcool para aliviar dores musculares, entorses e contusões.
Comentários
Postar um comentário