Em 1992, quando nacionalmente se comemorava o Bicentenário da Inconfidência Mineira, para homenagear a memória do herói Tiradentes, São João del-Rei desenvolveu o projeto 1792 - 1992: 200 sonhos de Liberdade, declarando a gratidão da terra natal ao filho ilustre e materializando este reconhecimento com um marco de pedra, assentado no Largo Tamandaré, em frente ao Museu Regional. Realizada às 10 horas da manhã do dia 21 de abril daquele ano, a solenidade foi prestigiada por importantes autoridades civis, militares e eclesiásticas, entre elas o cardeal Primaz do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves; o então vice-presidente da República, Itamar Franco; o procurador geral da República, Aristides Junqueira; o ministro Severo Gomes; o governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo; o hoje senador Aécio Neves e muitos outros políticos, assim como também intelectuais e artistas.
O tempo é cruel para todos; não poupa nem os monumentos. Assim, por pouca conservação, o marco de pedra que tem a missão de perenizar a passagem do Bicentenário da Inconfidência Mineira em São João del-Rei perdeu sua parte superior, que era uma pirâmide triangular, sustentada por três esferas. Hoje, resta apenas a coluna quadrangular da alta base, sobre poucos degraus. Uma pena...
Agora, que foi instituído o Dia da Liberdade, a ser comemorado todo 12 de novembro - data do batismo de Tiradentes - promover a restauração do marco, reconstituindo-lhe o elemento superior, seria um modo das instituições públicas e privadas são-joanenses demonstrarem seu amor e seu compromisso com os ideais libertários e com a memória do mártir Joaquim José da Silva Xavier.
.....................................................................................................
Fotos: Inauração do maro alusivo às comemorações do Bicentenário da Inconfidência Mineira em São João del-Rei (acervo do autor)
Comentários
Postar um comentário