A religiosidade barroca faz parte do ar de São João del-Rei, constitui a alma são-joanense. Não apenas quando se reza ofícios, faz novenas e acompanha procissões, mas também ocupa o dia a dia, inclusive como profissão. Imagine que um levantamento simples, feito há 5 meses, identificou 8 santeiros em São João del-Rei. Estes artistas sacralizam pedaços da madeira, ao esculpir neles cristos, madonas, mártires, virgens, santos e anjos, que depois muitas vezes vão para altares e oratórios, tornando-se objetos de devoção e culto.
Tão grande produção artístico-religiosa não fica apenas nas igrejas locais e com colecionadores de São João del-Rei. Muitas peças são produzidas por encomenda, seguem para outros estados e até para outros países, contam, orgulhosos, os santeiros. A arte sacra são-joanense encanta pela sua qualidade, originalidade e fidelidade às técnicas coloniais do ofício, em alguns casos cultivado em família e passado de pai para filho, tanto na escultura quanto na encarnação, douramento e vestimenta.
A criação, recriação e escultura de imagens sacras é hoje, reconhecidamente, uma das mais expressivas produções de arte material na cidade. Tanto que, volta e meia são destaque na mídia nacional, em jornais impressos e em programas de televisão. Afinal, mesmo nas mais famosas cidades históricas nascidas no ciclo do ouro não se encontra quantidade tão expressiva de santeiros nem produção de tamanha qualidade.
A ficção literária diz que Aleijadinho, quando certa vez indagado por que povoava Minas com tantos anjos e santos, irreverentemente respondeu: "eu recrio o paraíso, trago o céu para a terra. Faço tantos santos para afastar os demônios!" Naquele tempo, vivia-se ambição desmesurada de poder e riquezas em uma sociedade pouco evoluída e sem escrúpulos, selvagem diante das exigências da Coroa e de uma lei parcial, tolerante para os abastados e severamente cruel para os "pé-rapados que lambiam embira".
Independentemente das mudanças históricas, econômicas e sociais - como a arte tem o poder mágico de perceber e interpretar as angústias do presente e até de antecipar o que se viverá no futuro -, o certo é que os santeiros de São João del-Rei são visionários. Como agentes do bem, se adiantam criando defensores para os males que já nos afligem hoje e tendem a aumentar,ameaçando nosso amanhã. Santos de São João del-Rei, tende piedade de nós!
Veja nos links abaixo matérias sobre os santeiros de São João del-Rei veiculadas nos seguintes canais:
Correio Braziliense (Brasília) http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2010/12/22/interna_turismo,228846/producao-de-obras-sacras-norteia-roteiro-em-sao-joao-del-rei.shtml
Terra de Minas (TV Globo Minas)
http://g1.globo.com/videos/terra-de-minas/v/conheca-o-trabalho-de-um-escultor-de-sao-joao-del-rei/1469295/#/edições/20110326/page/1
Comentários
Postar um comentário