Impacto, introspecção, encantamento, empatia, afinidade, alteridade. Estes são alguns dos sentimentos que certamente estão a envolver todas as pessoas que, desde a manhã de hoje, visitam a Matriz do Pilar, em São João del-Rei. Lá está exposta - encoberta por uma tenda (velário) roxo - a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos.
O interior do templo, silencioso e às escuras, parece mais profundo. Apenas quatro altas velas, diante do andor, no meio da nave principal, irradiam uma luz viva, que deixa perceber, além da face, da coroa de espinhos e da túnica bordada a ouro da imagem, os grandes, adoradores e compenetrados anjos dourados, que sustentam retorcidas colunas, e os risonhos querubins, que parecem saltar dos púlpitos para enfeitar salientes rocalhas. Do soalho de madeira, sobe o cheiro seco do rosmaninho, desfolhado no chão. Todos os altares estão fechados por grossas cortinas de veludo vermelho sangue coagulado...
Na virada da sexta-feira para o sábado, o sino batia meia-noite quando o andor ainda estava sendo preparado pelos mesários e irmãos dos Passos. Cerimônia fechada, discreta e absolutamente masculina e respeitosa para perfumar a imagem, trocar a roupa cotidiana pela original. De veludo roxo e quase trezentos anos. Nenhum detalhe é esquecido no ritual complexo que inclui contar, separar, desatar, juntar, pregar, parafusar, prender, retorcer, enrolar, amarrar, abotoar, ajeitar. A tradição inspirada pelo sagrado, que paira sobre tudo.
A grande cruz que o santo tem às costas, só utilizada nesta época, foi trazida do andar de cima de um depósito próximo, carregada por um senhor que, como o novo Simão Cirineu, já há alguns anos cumpre esta missão. Voto e autopenitência, quase uma promessa de ajudar Cristo a carregar a cruz.
Ao final, antes da prece em grupo que encerra os trabalhos de preparação do andor, os homens declaram intenções espirituais individuais e coletivas, rezam uma oração própria e, de mãos dadas em torno da imagem, oram o Pai Nosso.
Todo este procedimento devocional confirma que as celebrações dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo a Caminho do Calvário são, ao mesmo tempo, fé, tradição e cultura, conforme você vê nos vídeos abaixo.
Comentários
Postar um comentário