quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Em São João del-Rei, per saecula saeculorum, é cotidiana a Exaltação à Santa Cruz


Cruzeiro do Pau D'Angá, centro de São João del-Rei. (foto do autor)

Desde a época em que o Império Romano dominava o mundo, hoje, 14 de setembro, é um dia especial para os católicos: o Dia da Exaltação da Santa Cruz. Para São João del-Rei, é mais especial ainda, pois na cidade a data coincide com o dia consagrado ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Já nos distantes idos de 1704, quando surgiu o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes, as cruzes são presença marcante na paisagem urbana e cultural de São João del-Rei. Ostensivas, suportando os estigmas da Paixão, estão em toda parte. Nos altos, nas praças, nas esquinas, nas montanhas, nas paredes, nas encruzilhadas. Atualmente, numa soma precipitada, a vista enxerga nove, no centro histórico e imediações. Não se sabe de outra cidade histórica brasileira que tenha, concentrados,  tantos e tão simbolicamente completos cruzeiros.

Diferentemente do dia 3 de maio, igualmente dedicado à Santa Cruz, no dia 14 de setembro não é tradição enfeitar pequenas cruzes de madeira e colocar nas portas principais das casas. Também na modernidade, não é mais costume, neste dia, realizar nenhuma cerimônia nos cruzeiros. Mas a Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, como parte de sua programação anual, realiza sempre, na semana deste dia, na Matriz do Pilar uma delicada e emocionante homenagem ao "lenho sagrado", ao som de motetos barrocos executados pela bissecular Orquestra Ribeiro Bastos.

.........................................................................
Sobre os Cruzeiros e as comemorações do Dia de Santa Cruz em São João del-Rei, Tencões & terentenas já publicou:

+ http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/05/no-dia-de-santa-cruz-as-cruzes-de-sao.html
+ http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/05/dia-de-santa-cruz-pode-ter-mais-cor-em.html

Leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/09/sao-joanense-ama-com-fe-e-orgulho-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário