quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Setembro. Desabrocha a primavera da religiosidade em São João del-Rei.

Jardim do Largo das Mercês de São João del-Rei (foto do autor)

Em São João del-Rei, setembro é um mês que deveria ter mais dias, tamanha a intensidade e a frequência  das festas religiosas realizadas na cidade. Isto mostra como é determinante a presença das seculares tradições católicas na formação e manutenção da cultura são-joanense e o importante papel que a religião desempenhou (e ainda desempenha) no dia a dia de São João del-Rei.

Logo no primeiro domingo, este ano dia 4, acontece a procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Montes. Mal acaba e começam logo as celebrações em homenagem a Bom Jesus de Matosinhos, que duram dez dias e movimentam o bairro em cujas imediações aconteceu, em 1709, o sangrento combate da Guerra dos Emboabas. Na sequência, vem a Festa das Mercês - que também dura 10 dias -, seguida pela Festa de São Miguel. Mais curta, dura apenas quatro dias e é realizada há coisa de trezentos anos.

Mas em São João del-Rei as festas religiosas do mês de setembro não são apenas expressão de fé. Elas têm, também, significado social, no sentido de que, em torno da religiosidade, criam um universo no qual gravitam vários elementos do cotidiano. As festas religiosas, por exemplo, pontuam o calendário civil, auxiliando os são-joanenses na construção de uma cronologia pessoal. Também estabelecem um ambiente social de visibilidade - onde as pessoas mostram, vêem e são vistas - facilitando aproximações e relacionamentos e, por consequência, cooperação e solidariedade.

Incialmente a grande urbanização e industrialização e atualmente a virtualização, cada vez mais crescente nos dias atuais, de modo geral enfraqueceram o significado, o papel e a relevância das festas religiosas. Entretanto, em São João del-Rei elas resistem e se perpetuam - muitas vezes até se fortalecendo - pelo fato de que realmente fazem parte da vida das pessoas. É quando o passado, afetivamente, lhes visita e é realimentado.

Sobre temas afins, leia também
 http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/08/senhor-dos-montes-olhai-bondoso-para.html
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/01/em-sao-joao-viva-sao-sebastiao.html
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/07/sao-joao-del-rei-rende-gracas-ao-senhor.html
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/05/sao-joao-del-rei-em-festa-salve-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário