sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Uma Primavera de Música a, mineiramente, florescer em São João del-Rei

Beleza interior: o jardim da porta para dentro do quintal de Dona Carmen

A mineirice de São João del-Rei surpreende até os próprios são-joanenses. Que outra cidade, tão discretamente organiza e, na chegada da Primavera, quase sem falar com ninguém, realiza dezesseis eventos musicais em apenas oito dias? Enche de melodia, harmonia, surpresa e encantamento os mais diversos espaços: café, coreto, jardim, teatro, auditório, museu - e não se vangloria? Quem souber, que o diga!

Dezesseis eventos. Isto mesmo; de hoje até o dia 30 deste mês São João del-Rei vive uma programação cultural intensa, focada principalmente na música e nas flores. Coisa para todos os gostos, sem distinção. Jantar requintado, harmonizado com vinhos selecionados, ao som de um recital instrumental brasileiro de saxes, flautas, clarinete e violão, em um café da serpenteante e poética Rua Santo Antônio. Montagem de uma ópera em praça pública. Maratona de piano, com apresentações, lançamento de CD, palestra, recitais e audições de piano, cravo e órgão barroco no coreto da avenida (em frente à estação da Maria Fumaça), no Teatro Municipal, no auditório do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier e no Museu Regional. E também uma apresentação do famoso Trio Amadeus no Largo São Francisco, integrando a cidade no projeto Música no Museu.

Da música para as flores, quem estiver na cidade poderá participar, ainda, da oficina Dia de Campo, que tratará de um tema muito adequado para a estação que chegou ontem: produção sustentável de flores de corte - estrelícias, antúrios, rosas, copo-de-leite, girassol e flores tropicais.

Ninguém falou, mas pode ter mais música ainda. Quem sabe, andando descompromissadamente pela cidade, você não se surpreenda com o chamado do som de um violão, de uma flauta, de um acordeon, de uma voz melodiosa, do que nem imagina? São João del-Rei é assim mesmo. Uma cidade mineiramente recatada, discreta, cheia de modéstia e pudor. Nem sempre se vê o que faz, por mostrar pouco do seu real valor. Vive no reino da música, mesmo quando - às vezes - entre pausas, reticências e silêncios...

Conheça, neste vídeo, o Trio Amadeus interpretando Habanera, da ópera Carmen, de Bizet.

Leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/09/sagracao-da-primavera-em-sao-joao-del.html

Para conhecer a programação completa dos eventos de São João del-Rei, acesse http://saojoaodelreitransparente.com.br/events

Nenhum comentário:

Postar um comentário