Os são-joanenses amam profundamente São João del-Rei. Não com um amor ostensivo, declaratório, espetaculoso, mas com um sentimento sincero, discreto e verdadeiro, mistura de respeito, zelo e admiração. Amor devocional.É com fervor que muitos vivem para manter, promover e preservar - de todas as maneiras - as tradições culturais bicentenárias, especialmente aquelas ligadas à religião. Isto porque o espírito são-joanense, acima de tudo, é altruista, religioso e devotado.
O amor dos são-joanenses por São João del-Rei é generoso. Tão mais generoso se torna quanto mais surgem e se popularizam as novas tecnologias, usadas para divulgar planetariamente, via internet, as manifestações culturais desta terra. Com isso, hoje é grande e cada vez mais crescente o volume de documentos, estudos, artigos, fotos e vídeos sobre a história, a cultura, a arte e o dia a dia de São João del-Rei disponíveis na web. São João del-Rei existe positivamente e é presença destacada no universo virtual.
Qualquer pessoa que se dispõe a fazer isto sem dúvida presta um importante serviço à cidade e à humanidade, mas também a seus antepassados, a si e a seus descendentes. Desfronteiriza, desterritorializa e eterniza a cultura e a memória de todos viveram ou vivem à sombra da Serra do Lenheiro ou às margens do Córrego que nasce lá e por isso tem o mesmo nome.
A todas estas pessoas, reconhecida, São João del-Rei muito agradece!
...........................................................................
Um exemplo? O vídeo abaixo. Gravado no dia 25 deste mês e publicado no Youtube no dia seguinte, mostra ao mundo a devoção exaltada de São João del-Rei a uma de suas madrinhas: Nossa Senhora das Mercês.
Comentários
Postar um comentário