sábado, 17 de dezembro de 2011

Tencão de Natal: sinos de São João del-Rei batem pulsando o Coração de Jesus

Por volta do meio dia do próximo sábado, dia 24 de dezembro, se ouvirá, em São João del-Rei, um dos mais belos e delicados toques de sinos da cidade - o Tencão do Natal. Executado simultaneamente em três sinos da torre esquerda da igreja do Rosário, dura aproximadamente vinte minutos e compreende quatro movimentos: o Tencão propriamente dito, as Nove, o Floreado e a Terentena.

O Tencão do Natal é um toque sofisticado, pleno de significados, transmitidos pelos códigos sonoros elaborados pelos antigos sineiros de São João del-Rei, perpetuados, e mantidos pelos jovens que hoje se dedicam a "falar a voz do bronze".  Evoca tudo o que diz respeito ao nascimento do Senhor. As Nove, por exemplo, são nove pancadas espaçadas que fazem lembrar os nove meses da gestação. Movimentos trêmulos do Tencão (repique) sugerem o descompasso do coração de Jesus e de toda criança quando se movimenta para deixar o ventre materno. O Floreado ilustra a alegria de quem vem ao mundo e, encantado, vê a luz pela primeira vez. A Terentena, arrematando tudo, é uma explosão mimosa de notas musicais, como se do céu orvalhasse pétalas, serenasse estrelas em pleno dia.

Além do meio dia da véspera de Natal, o Tencão se repete na hora do Ângelus do dia 24 de dezembro e mais tarde, anunciando a Missa do Galo. É tocado também em alguns horários do dia 25 e, pela última vez, após o Te Deum do Menino Jesus, cantado às seis da tarde, quando o dia se despede. Depois, só no ano que vem, de novo no Natal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário