quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lembranças de antigos oito de dezembro em São João del-Rei


Desde que em 1713 o Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes foi elevado à categoria de Vila, recebendo o título de São João del-Rei, em homenagem ao rei-sol português Dom João V, no dia 8 de dezembro, vários fatos importantes ali foram realizados nesta data, para lembrar acontecimento tão especial. Oito de dezembro de 1713 está para São João del-Rei assim como 22 de abril de 1500 está para o Brasil e a Carta de Pero Vaz de Caminha da cidade nada mais é do que o Auto do Levantamento da Vila de São João del-Rei, divulgada no post de ontem. Avancemos no tempo e nos fatos...

Duzentos e vinte e nove anos após a criação da Vila de São João del-Rei, no mesmo dia 8 de dezembro, em 1942, foi inaugurada no alto do Senhor dos Montes a escultura do Cristo Redentor - um dos mais importantes marcos geográficos locais e elemento  artístico consagrado na cidade. A obra foi executada na Itália pelo diretor da Academia de Belas Artes de Petrossanto, Nicola Arrrighini, sobre projeto do engenheiro Heitor da Costa Silva. É admirada até hoje, por são-joanenses e visitantes.

Exatamente ao se completar uma década da inauguração do Cristo Redentor, o presidente Getúlio Vargas, na mesma data de outros grandes feitos, esteve na cidade, para mais uma inauguração. Desta vez não se tratava de nenhuma obra ou monumento, mas da abertura do VII Congresso dos Trabalhadores Mineiros, que aconteceu em São João del-Rei a partir do dia 8 de dezembro de 1953.

Dez anos depois, novamente um Presidente da República esteve na cidade, para um ato comemorativo. No dia 08 de dezembro de 1963, a autoridade maior do país presidiu, à sombra da Serra e às margens do Córrego do Lenheiro, todas as comemorações do 250º aniversário de elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar à categoria de Vila de São João del-Rei.
...........................................................................
Leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/12/sao-joao-del-rei-1713-ha-298-anos.html
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/10/sao-joao-del-rei-comemorara-em-silencio.html

Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei, 2a edição revista e aumentada. Imprensa Oficial. Belo Horizonte. 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário