quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

28.dezembro.1750. Exéquias de Dom João V, em São João del-Rei, ficaram para a história

Apesar do pouco tempo em que foram concebidas, preparadas e organizadas (apenas três dias), as celebrações das Exéquias de Dom João V em São João del-Rei assumiram tamanha importância e significado que se tornaram um livro, publicado em Lisboa em 1751, ou seja, pouco tempo depois de sua realização, em 28 de dezembro de 1750.

Seu título, pela quantidade de palavras dava idéia de sua imponência, pretensão e grandiosidade: Monumento do Agradecimento, Tributo da Veneraçam, Obelisco Funeral do Obséquio, Relaçam Fiel das Reaes Exequias que à Defunta Magestade do Fidelíssimo e Augustíssimo Rey o Senhor Nosso Dom João V dedicou o Doutor Mathias Antonio Salgado Vigario Collado da Matriz de N. Senhora do Pilar da Vila de São João del Rey offerecida ao Muito alto e Poderoso Rey Dom Joseph I, Nosso Senhor.

Com nome tão extenso e autoria compartilhada entre o poeta Correia e Alvarenga e o vigário Mathias Salgado, a obra reunia poemas, mensagens, descrições e o sermão proferido nos dois ofícios fúnebres realizados na Vila de São João. Um, marcando a presença do estado português, foi celebrado em cumprimento a uma obrigação da Câmara. O outro, firmando a posição política da Igreja e seus vínculos com o governo de Lisboa, foi iniciativa realizada e custada pelo Vigário da Matriz de São João del-Rei.

Além do registro de cronistas da época, como o de José Alvares de Oliveira - que, nos primeiros anos do surgimento da Vila de São João del-Rei escreveu a célebre obra "História do Distrito do Rio das Mortes" - o Monumento do Agradecimento ... Relaçam Fiel das Reaes Exequias que à Defunta Magestade do Fidelíssimo e Augustíssimo Rey o Senhor Nosso Dom João V ...  é retrato fiel de um evento que, ao mesmo tempo sociopolítico, religioso, artístico e cultural, na análise da historiadora Júnia Furtado, constituiu uma das três mais importantes "festas" barrocas realizadas em Minas Gerais na primeira metade dos anos setecentos.

.......................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei, volume II, 2a edição revista e aumentada. Imprensa Oficial. Belo Horizonte, 1982.



     

Um comentário:

  1. Eu tenho essa Obra original, mas infelizmente toda carcomida por cupins.
    Ainda que muito danificada é possível ler suas páginas.

    ResponderExcluir