sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Anjos morenos sobre São João del-Rei anunciam barrocamente "Gloria in Excelsis Dei"


Hoje, em diversos horários, os sinos da igreja do Rosário anunciarão com devoção e alegria: o Natal, no seu sentido original e verdadeiro, já caminha pelas ruas, becos e largos, já se acolhe em presépios nas casas, já pulsa feliz de esperanças no coração do povo de São João del-Rei. Às sete da noite, quando o céu ainda estiver azul, começará a Novena do Menino Jesus.

Esta novena é celebração barroca delicada. Realizada na igreja do Rosário - a mais antiga de São João del-Rei, construída por (e para ) os escravos - é obra musical do século XIX, executada pela Orquestra Lira Sanjoanse, uma das mais antigas corporações musicais do mundo, fundada nos anos setecentos e em ininterrupta atividade.

Pouca gente sabe, mas em São João del-Rei, as irmandades dividem, entre si, a responsabilidade de realização das grandes festas da Igreja. As celebrações do Natal, por exemplo, cabem à irmandade do Rosário e constam de cinco atividades: novena, toque do Tencão do Natal nos sinos da igreja, a mais tradicional Missa do Galo da cidade, canto do Te Deum e rasoura do Menino Jesus.

Se você estiver na cidade ou por aqui passar nesta época do ano, aproveite o anoitecer para passear no Largo do Rosário. Se encantar com a iluminação de Natal, se surpreender com o toque dos sinos e, por alguns instantes, voltar no tempo e subir aos Céus com a Novena do Menino Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário