quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

São João del-Rei ouve em uníssono, há quase 200 anos, as Matinas do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Assim como as peças musicais que compõem a Novena do Menino Jesus, executadas nas nove noites que antecedem a Missa do Galo na igreja do Rosário, as Matinas do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo são musicais marcas registradas do Natal de São João del-Rei. Tanto isto é verdade que elas fazem parte do repertório que as bicentenárias orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos executam nas missas celebradas no período que vai do Natal até a Epifania, ou seja, de 25 de dezembro a 6 de janeiro - Dia de Reis.

Compostas pelo célebre Padre José Maria Xavier no século XIX, foram editadas em Munique em junho de 1885, na Alemanha, o que as torna singulares no universo da música oitocentista mineira, visto que, naquela época, não era comum no Brasil terem partituras graficamente impressas. Na época de sua criação, faziam parte de uma celebração própria - Matinas - como até hoje são oficiadas as Matinas do Ofício de Trevas e das Matinas de Vésperas de Nossa Senhora Morta. Já faz algum tempo as matinas natalinas são executadas apenas durante as principais missas das igrejas do centro histórico.

Segundo a flautista são-joanense e mestra em Música Salomé Viegas, as Matinas do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, de autoria do padre-compositor são-joanense, compreendem um conjunto de "oito responsórios, compostos para quatro vozes e uma pequena orquestra (violino 1, violino 2, viola, baixo e / ou oficleide, flauta, clarineta, piston e trompas)".

Há cerca de 30 anos as Matinas do Natal foram registradas em LP pela Orquestra Ribeiro Bastos. Hoje, este "bolachão" é um documento raro, só encontrável entre alguns maduros são-joanenses, estudiosos de música barroca, colecionadores e raros sebos de música. O contexto dos 300 anos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes à categoria de Vila de São João del-Rei, a serem comemorados em 2013, bem poderia oportunizar o relançamento, agora em CD, das Matinas do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a exemplo dos dois CDs já lançados que registram, divulgam e difundem os Ofícios de Trevas, atualmente executados durante a Semana Santa, na Quarta Feira de Trevas, Sexta Feira da Paixão e Sábado de Aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário