domingo, 18 de dezembro de 2011

Pastorinhas do Menino Jesus são a Estrela-Guia do Natal em São João del-Rei


Em São João del-Rei, nas imediações da Ponte das Águas Férreas, os corações das meninas vizinhas de Dona Júlia Lacerda, a esta altura do mês de dezembro, já pulsam diferente. Deles, brota uma emoção mansa e rumorosa, tal qual o fio d'água que, cercado de areia branca, desce das Gameleiras e em algum lugar, não longe dali, vai se juntar ao Córrego do Lenheiro. Tal descompassado batimento nada mais é do que a emoção de fazer parte das Pastorinhas do Menino Jesus.

O grupo foi criado improvisadamente e às pressas por Dona Júlia há 33 anos. Seu objetivo era imediato e solidário: arrecadar contribuições para ajudar uma família vizinha a reconstruir a casa, destruída por uma tempestade poucos dias antes do Natal de 1978. Começou percorrendo apenas as ruas mais próximas, no bairro do Tejuco. De lá desceu para a Ponte do Rosário, para o Largo de São Francisco, para a Rua da Matriz, para os lados do Pau d'Angá, da Bica da Prata, da Rua Padre Faustino, para todos os lugares onde a alegria inocente e esperançosa do Natal é pedida e se faz necessária. Agora se apresenta até em programações culturais e em cidades vizinhas. Mas preserva o compromisso solidário de destinar os donativos obtidos para obras sociais. Mesmo só existindo na informalidade, as Pastorinhas do Menino Jesus são, triplamente, uma instituição de interesse público, pois cumpre funções culturais, sociais e religiosas.

Especialmente no período que vai do Natal ao Dia de Reis, as Pastorinhas do Menino Jesus emocionam e se emocionam. Parando de casa em casa, de praça em praça, diante da porta botequins, nos asilos, no mercado, por convite ou espontaneamente, as crianças enternecem com seu canto e com seu olhar, vez por outra marejado de lágrimas profundas. E fazem marejar os olhos de crianças, enamorados, idosos, solitários, mães, soldados, casais, viúvos - enfim de qualquer pessoa que deseja um mundo melhor para todos, tal qual o que anuncia o Natal.

Entra ano, sai ano, há 33 anos as Pastorinhas do Menino Jesus são a Estrela Guia do Natal de São João del-Rei. A infância - oratório onde Deus fez a morada - se renova em outras crianças, a bondade generosa de Dona Júlia se perpetua e todos querem merecer a graça do momento divino que elas trazem. Alguns, ainda neste mundo. Outros, já no céu azul e estrelado...

2 comentários:

  1. Olá,
    passando para desejar-lhe Boas Festas!
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Licínio.

    Feliz Ano Novo para você também.

    Que 2012 seja generoso para nós todos!

    Um abraço.

    ResponderExcluir