quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São João del-Rei. Cidade mais iluminada do que uma noite de céu estrelado


A bela iluminação das igrejas barrocas e dos monumentos grandiosos de São João del-Rei agrada os são-joanenses ao mesmo tempo em que surpreende e encanta turistas e visitantes. Mas engana-se quem pensa que este requinte é coisa que chegou com a luz elétrica.

Pelo contrário, muito antes do invento de Thomas Edson, já era tradição iluminar decorativamente toda a Vila de São João em ocasiões especiais. Não só os edifícios religiosos e monumentais, mas todas as casas, independentemente do status de seus donos ou de seu porte arquitetônico.

Em 1816, por exemplo, de 26 a 29 de janeiro, por ordem da Câmara, todos os moradores da Vila de São João del-Rei iluminaram a fachada de suas casas, para comemorar a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido aos de Portugal e Algarves.

Na mesma ocasião, também por demanda da Câmara, foi oficiada missa cantada, com o "Senhor Exposto" e Te-Deum Laudamus naMatriz do Pilar, "pelo benefício que acaba de receber das mãos de Sua Alteza Real de elevar o Estado do Brasila Reino Unido ao de Portugal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário