segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pequeno Abecedário dos toques de sinos de São João del-Rei (3ª Parte)



"Sinos começam a dobrar e todo me envolve uma sensação fina e grossa." Assim o poeta Carlos Drummond de Andrade finalizou o poema São João del-Rei, publicado em 1929 em seu primeiro livro, batizado Alguma Poesia.  

Na sua passagem pela cidade, o poeta surpreendeu-se com a riqueza sonora de São João del-Rei - dos apitos da maria fumaça e das fábricas de tecido até o dobrar dos sinos - patrimônio que não encontrou em nenhuma outra cidade histórica que visitou na mesma época e retratou no conjunto poético Lanterna Mágica, também presente no livro Alguma Poesia.

A este propósito, avancemos na terceira parte da relação de nomes dos toques dos sinos de São João del-Rei, apresentando os dobres fúnebres.

Dobre fúnebre para homem - Três séries de dobres simples (de uma pancada), começando pelo sino menor, passando pelo médio e em seguida pelo maior, descaindo-se os sinos após cada série, executadas nos sinos da irmandade a que o falecido pertencia.

Dobre fúnebre para mulher - De execução semelhante ao dobre fúnebre para homem, difere-se no número de séries: apenas duas.

Dobre fúnebre para ex-mesário - Três séries de dobres duplos,  na mesma sequência dos dobres anteriores.

Dobre fúnebre para ex-mesária - De execução semelhante ao dobre fúnebre para ex-mesário, difere-se no número de séries: apenas duas.

Dobre fúnebre para mesário / mesária que prestou importantes serviços - Três ou duas séries de dobres duplos (conforme o sexo), de hora em hora no sino da irmandade a que o falecido pertencia.

Dobre fúnebre para sacerdotes, vigários, bispos e papas - O anúncio da morte de líderes da igreja católica variam de acordo com a quantidade das séries de dobres duplos, que começam pelo sino maior, passam para o médio e em seguida para o menor, descaindo-se os sinos após cada série. São executados simultaneamente, nos sinos de todas as igrejas e capelas da cidade, nas seguintes quantidades:

       . Sacerdote - 4 séries
       . Vigário - 5 séries
       . Bispo - 7 séries
       . Papa - 14 séries

Saída do cortejo fúnebre de irmãos - Três dobres duplos, da saída do cortejo até a entrada do féretro na igreja onde a irmandade, confraria, arquiconfraria ou ordem terceira tem sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário