terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Astro de Minas iluminou a chegada do primeiro "Doutor Médico" a São João del-Rei

Mesmo com a decadência do ciclo do ouro, que afetou o desenvolvimento de importantes vilas mineiras a partir do fim do século XVIII, São João del-Rei não diminuiu seu desenvolvimento nem perdeu sua condição de um dos mais importantes centros urbanos de Minas Gerais. Prova disso é que o jornal são-joanense Astro de Minas, que circulou no dia 10 de janeiro de 1835, assim noticiou, com grande entusiasmo, a chegada novo morador ilustre à cidade:

"Acaba de chegar nesta Vila o senhor Francisco José de Araújo e Oliveira, formado em Cirurgia e Doutor em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, para fixar residência neste lugar. É o senhor Oliveira um dos sete primeiros que receberam no Brasil o grau de Doutor, o que não nos faz mais preciso atravessar os mares para irmos mendigar em países longes e estranhos o socorro das Ciências. Principiamos a aprendê-las em nosso próprio país. Possa isto servir de incitamento à nossa mocidade, por natureza talentosa."

Há 177 anos, Doutor Oliveira assentou residência na Rua da Prata onde, a partir das 9 da manhã, diariamente, prestava atendimento gratuito a "indivíduos pobres". Além da Medicina, em São João del-Rei Francisco José de Araújo e Oliveira pegou gosto pela "coisa pública". Foi vereador, inspetor da Instrução Pública, Juiz Municipal e deputado na Assembléia Provincial por diversas legislaturas.

...........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. 2ª edição revista e aumentada. Imprensa Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1982

Ilustração: Rua da Prata, tendo ao fundo a Ponte e as torres da igreja do Rosário. (foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário