sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sanfona de Prata do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, chorou saudades de São João del-Rei


Não é de hoje que São João del-Rei está presente na obra de grandes nomes da cultura brasileira, independentemente da área em que atuam e se destacam: artes plásticas, poesia, música, cinema, fotografia e muitas outras linguagens que expressam  o que há de mais elevado no pensamento e no sentimento humanos.

É vasta a lista de artistas que moraram à sombra da Serra do Lenheiro, juntando-se aos que aqui nasceram e desfrutando da riqueza cultural que a cidade cultiva e a todos proporciona.

O pernambucano Luiz Gonzaga, por exemplo, morou por algum tempo em São João del-Rei na década de trinta do século passado, na ocasião como militar do Exército. Antes de ser consagrado Rei do Baião, na cidade era conhecido como "bico de aço", por ser um excelente corneteiro.

Naquele tempo, a gratidão e a amizade que Luiz Gonzaga sentia por São João del-Rei eram tão profundas que ele gravou, em seu primeiro disco, a música instrumental Saudade de São João del-Rei, composta por Turquinho. O disco chama-se Sanfona de Prata e foi lançado em 1941, quando ele não morava mais aqui.

Atualmente a música só é conhecida pelos são-joanenses de outrora e muitíssimo raramente é executada em São João del-Rei. Bem que ela poderia fazer parte da musicalidade local, ser incluída, por exemplo, no repertório da Sociedade de Concertos Sinfônicos, da Banda Theodoro de Faria e de músicos da terra. Com a intenção de torná-la mais conhecida dos são-joanenses de agora, Tencões & terentenas orgulhosamente, mais uma vez, apresenta:

Com vocês, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e sua sanfona dourada, tocando Saudade de Sâo João del-Rei!...


2 comentários:

  1. Peço um estudo mais detalhado acerca desse tempo de Luis Gonzaga em São João, pois ao que parece essa informação encontra-se truncada, vide link abaixo:

    http://www.museuluizgonzaga.com.br/index.php?cont=1930_1939.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fábio,

      Há um ano este almanaque eletrônico publicou pela primeira vez uma nota modesta sobre a passagem de Luiz Gonzaga por São João del-Rei (http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/02/saudades-de-sao-joao-del-rei-do-baiao.html)e, na época, tentou-se sem sucesso encontrar informações mais completas sobre o assunto.

      Fez-se até consulta eletrônica ao museu citado, porém não se obteve resposta.

      As informações que subsidiaram as duas postagens são reticentes e foram obtidas de artigos diversos, então pesquisados na internet e que lamentavelmente não foram registrados como fonte.

      Assim, se você descobrir algo sobre o assunto e quiser partilhar conosco, vai ser uma grande contribuição.

      Um abraço.

      Excluir