quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Folia de Reis - Tradição muito mais do que centenária de São João del-Rei


Realizadas no período que vai de 25 de dezembro a 6 de janeiro, as Folias de Reis são manifestações populares importantes no calendário cultural de São João del-Rei. Organizadas espontaneamente por grupos formados em bairros periféricos ao centro histórico, suas toadas e danças têm função evangelizadora: violeiros, sanfoneiros, tocadores de pandeiro, triângulo e reco-reco, dão ritmo à movimentação de diversos personagens, entre os quais o mascarado Bastião - tudo para lembrar a viagem que fizeram os três reis magos do oriente, seguindo a Estrela Guia até Belém, para entregar presentes ao recém-nascido Menino Deus. O valor arrecadado geralmente é entregue à ígreja católica do bairro ou a alguma obra social, e, mais raramente, empregado também para a compra de uniforme e instrumentos para o grupo.

Notícias publicadas na imprensa são-joanense provam que já na metade do século XIX as Folias de Reis aconteciam expressivamente em São João del-Rei. Segundo estudiosos do tema, o artigo assinado por Severiano de Rezende, publicado na edição de fevereiro / 1883 no Jornal Arauto de Minas, é o mais antigo registro histórico brasileiro sobre Folia de Reis. Intitulado "Tira Reis", descreve detalhadamente como aquela manifestação cultural era realizada em São João del-Rei no tempo do Império, mencionando, inclusive a prática de pedir "ofertas à Bandeira" nas casas visitadas.

Sobre o mesmo tema, também no século XIX, o jornal O Resistente, que circulou no dia 7 de janeiro de 1897 noticiou uma novidade: naquele ano a cidade foi surpreendida por um 'bando de reis' formado por soldados do 16º Batalhão de Infantaria, que percorreu algumas ruas, foi saudado pela população e até mesmo convidado a entrar em algumas casas, para ser "obsequiado".

Como se vê, as Folias de Reis, ainda hoje vivas e muito respeitadas, são tradições culturais bem mais do que centenárias em São João del-Rei.

..........................................................................
Fontes: PASSARELLI, Ulisses. Dez antigas notícias do Folclore de São João del-Rei in Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, nº11, 2005.
            A Tradição das Folias de Reis na Região de Rio das Flores e áreas adjacentes (http://www.csr.xpg.com.br/historia2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário