quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pequeno Abecedário dos toques de sinos de São João del-Rei (2ª parte)


Na vasta relação dos toques de sino de São João del-Rei, as "chamadas" ocupam um lugar especial. Como o nome tão claramente diz, são sinais sonoros empregados com a finalidade de chamar os irmãos para solenidades, celebrações e eventos religiosos católicos específicos, sendo mais comuns:

Chamada de irmãos às eleições e definitórios  (toque) - Nove pancadas no sino grande nos seguintes intervalos: 1 hora, 30 minutos e 15 minutos antes do horário das eleições ou dos atos definitórios. Esta chamada é feita apenas quando os eventos se realizam separadamente de outras cerimônias para as quais os irmãos já tenham sido chamados.

Chamada de irmãos para enterros (toque) - Dezoito pancadas no sino principal da irmandade, confraria ou ordem terceira da qual o falecido foi irmão em três intervalos de 15 minutos (45, 30 e 15) antes do horário do enterro.

Chamada de sineiro, ajudante de sineiro e sacristão (toque) - 3 pancadas fortes que vão se sucedendo, primeiro acelerando o ritmo, depois decrescendo até chegar ao pianíssimo, para convocar estes "funcionários" especialmente  importantes para as celebrações barrocas.

............................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário