segunda-feira, 7 de novembro de 2011

São João del-Rei festeja, com liberdade e cidadania, o visionário sonhar do herói Tiradentes

Certamente será a primeira vez que um herói brasileiro terá seu nascimento tão grandiosamente festejado e, sobretudo, na cidade em que foi batizado. Certamente será também o primeiro herói brasileiro a ser festejado em duas datas: a de seu nascimento e a de sua morte.Quem é ele? Joaquim José da Silva Xavier, historicamente conhecido pelo apelido Tiradentes. Qual a cidade da comemoração? São João del-Rei...

A grandiosidade das comemorações pode ser mensurada pela consistência e propósito das atividades que serão desenvolvidas. O Instituto Histórico e Geográfico da cidade, por exemplo, conjuntamente com a Chancelaria da Comenda da Liberdade e Cidadania, promoverá do dia 9 ao dia 13 deste mês um seminário composto por 15 palestras e conferências, proferidas por intelectuais de renome. Tratarão desde recentes descobertas historiográficas sobre a realidade vivida no tempo do ouro até as mais novas convenções da Unesco sobre bens culturais. Discorrerão com entusiasmo e realismo sobre questões ligadas à liberdade e à cidaddania, analisando também as atuais e quase sempre muito conflitantes  relações entre patrimônio cultural e extrativismo.

Entretanto as atividades comemorativas não se restringirão a eventos informativos de caráter histórico e oficiais, como a entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania a brasileiros que se destaca(ra)m por seu compromisso concreto com os ideais de Tiradentes. A festa também terá forte apelo popular, com apresentações da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais e concerto, em praça pública, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

E, como estamos em São João del-Rei, não poderiam faltar três coisas: missa barroca com participação de orquestras bicentenárias, apitaço da Maria Fumaça e toque dos sinos de todas as igrejas do centro histórico.

Se você estiver na cidade de 9 a 13 de novembro, não perca!

Leia também
............................................................................
Foto: Anjo com cartela sobre capitel. Detalhe da portada da igreja do Carmo de São João del-Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário