domingo, 13 de novembro de 2011

Herói contemporâneo, Tiradentes navega no ciberespaço e tem até página no Facebook



Duzentos e dezenove anos após sua morte, Tiradentes continua vivo. E muito vivo! Tão vivo que tem até página no Facebook...

Quer ver? Então acesse

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.192615460763945.56533.124068884285270&type=1

Parece que a página foi criada há pouco tempo e, além de duas imagens, tem apenas as seguintes informações pessoais:

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o TIRADENTES (Fazenda do Pombal), batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional.

Sem dúvida é uma página "fake", mas que relevância isso tem se efetivamente constitui mais um canal de difusão da memória nacional - por sinal um canal contemporâneo e eficiente, que pode ter até finalidades didático-pedagógicas para o público mais jovem? Parabéns ao autor da página, pela criatividade, visão e iniciativa, criando uma inventiva ponte que une passado e presente e até nos permite, virtualmente, enviar mensagens para o herói batizado em São João del-Rei em 12 de novembro de 1746.

Tomara que suas intenções sejam sérias e que, na medida do possível, ele se valha de documentos, estudos, informações e análises acadêmicas, historiográficas, sociológicas, antropológicas, artísticas e culturais para administrá-la e atualizá-la. Aí, sim, ele estará prestando um importante serviço à memória nacional, com esta iniciativa ousada e de vanguarda colocando-se na frente de muitas instituições, organizações, entidades e intelectuais que institucionalmente têm essa missão ou voluntariamente se delegam esta responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário