quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tencão do Rosário: uma original orquestra de sinos em São João del-Rei

.

A rica e diversa sonoridade é um dos traços mais marcantes da cultura são-joanense. Apitos da maria fumaça e das fábricas de tecido, a marcha matinal da banda do Batalhão, foguetes que de ora em quando estouram ninguém sabe ao certo por quê, som de instrumentos afinando ou ensaiando - toda esta pluralidade de notas, ritmos, tons e tempos musicais conferem a São João del-Rei uma posição singular. Posição esta que se distingue ainda mais quando se fala no toque dos sinos, oficialmente reconhecido patrimônio imaterial brasileiro.

E por falar em toque de sinos, o denominado Tencão é dos mais notáveis. Sendo, no particular, aquele que dá início a uma sequência de toques, que antigamente chegava a durar quarenta ou mais minutos, esta primazia faz com que ele genericamente denomine toda a sequência, que às vezes inclui, terentenas, badaladas, floreados, tremidos e outros.

Sendo assim, o Tencão é uma verdadeira orquestra de sinos, visto que conjuga e harmoniza diferentes "instrumentos", tocando partes e variações de uma mesma "mental partitura".

Duvida? Então confira ouvindo e admirando este vídeo, que contém parte de um Tencão tocado nos sinos da igreja do Rosário de São João del-Rei. É ou não é digno de se aplaudir no final?



..........................................................................
Leia mais sobre a linguagem dos sinos de São João del-Rei, acessando




Nenhum comentário:

Postar um comentário