quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alô São João del-Rei, se liga! Que tal saber mais sobre Turismo & inclusão?...

Certamente, foi no século do ouro que alguma cigana, daquelas que andavam de vila em vila lendo sortes e adivinhando o futuro em troco de pepitas, ao examinar as linhas da mão de São João del-Rei, exclamou: vejo movimento do sol, gente que chega e que vai. No destino deste lugar, mais do que ouro puro, vejo algo a brilhar...

Que cigana era esta, ninguém sabe. A verdade é que desde então, pelos séculos a fora, a cidade vem recebendo viajantes, visitantes, estudantes e, volta e meia, um grande número de turistas. Mas precisa se instrumentalizar para melhor aproveitar o que a imaginária vidente, há trezentos anos, vislumbrou. Afinal, turismo hoje vale mais do que ouro e pode extrapolar a limitada equação hospedagem + alimentação + cultura  + diversão.

Neste sentido, são-joanense que puder não perca: de 24 a 27 deste mês acontece na capital paulista (SESC Consolação) o Encontro das Américas de Turismo Social, que abrigará uma vasta programação desenvolvida em torno do tema Turismo e inclusão - por uma visão humanista e social do turismo nas Américas.

O objetivo deste evento continental é "propor uma reflexão sobre a importância do turismo como instrumento de inclusão social, cultural e econômica no continente americano. Um turismo baseado na solidariedade, na valorização das diversidades, na educação, na democracia, na sustentabilidade cultural, ambiental e econômica dos locais turisticamente visitados".

Como se percebe, as informações e intercâmbios que advirão deste encontro - promovido pelo SESC/SP, conjuntamente com a Organização Internacional do Turismo Social - muito poderão contribuir para o desenvolvimento do turismo responsável em São João del-Rei. Especialmente neste momento em que a cidade se mobiliza para participar de dois importantes projetos de turismo religioso: o Caminho de Nhá Chica e Padre Vitor e a rota De Padroeira a Padroeira.

...................................................................................................
    Serviço   
Mais informações em

Ilustração da abertura: Detalhe de tapete de rua, confeccionado com serragem colorida no Largo do Rosário / São João del-Rei, na Semana Santa de 2010 (foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário