quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Semana Santa 2012 São João del-Rei - Programação da Festa de Passos

Sino da igreja do Rosário. Ao fundo, Rua Sto Antonio (2011) Foto do autor

Certamente em muy poucos lugares, em todo o mundo, a Paixão de Cristo é vivida de modo tão intenso, profundo, artístico e cultural quanto em São João del-Rei. Se pela própria natureza não se constituíssem unidade, se poderia dizer que em São João del-Rei, principalmente na Quaresma, a estética, o sentimento, a tradição e a religião se fundem para resgatar do tempo longínquo e dar vida a um capítulo muito singular da história universal.

Na "terra onde os sinos falam", Quaresma significa quarenta exatos dias de Vias Sacras internas e externas, eruditas e populares, procissões, rasouras, depósitos, missas, Encomendações de Almas - tudo comandado pelo toque dos sinos e conduzido pela música barroca, composta na região nos séculos XVIII e XIX.

Na prolongada celebração religioso-artístico-cultural, nenhum sentido, lembrança ou emoção é desprezado. Ao contrário, visão, audição, tato, olfato, paladar, memória e sentimento são, o tempo todo, convocados, estimulados e provocados, nas cores, nas formas, nas texturas, nas imagens, nos mais diferentes perfumes, nos rituais e gestuais, nos impropérios, ofícios, cantos, prantos e lamentos, nos sons diversos, até na temperatura e luminosidade de dentro e de fora dos ambientes, tanto de noite quanto de dia.

A Quaresma termina quando começa a Semana Santa, mas em São João del-Rei a primeira é culturalmente tão grandiosa quanto a segunda. Reúne muito maior número de celebrações e ritos, distribuídos em muito maior tempo. Quase seis semanas...

Vias Sacras internas tem todo dia, nas várias igrejas. Vias Sacras de rua, noturnas, com orquestra barroca tocando os Motetos dos Passos, são três. Às sextas-feiras, a partir da semana da Quarta Feira de Cinzas. Nestas semanas também acontecem três Encomendações de Almas, saindo às onze da noite de portões de cemitério e parando em sete encruzilhadas e cruzeiros para que os músicos toquem e cantem motetos centenários até o começo da madrugada.

Um dos principais marcos da Quaresma é a Festa de Passos, que acontece no quarto fim de semana da Quaresma (de sexta a domingo) e consta de dois depósitos, duas rasouras e a Procissão do Encontro.

Prosseguindo, na sexta-feira seguinte começa o Setenário das Dores, que consta de sete dias consecutivos de ofícios sobre as espadas de dor que traspassaram o coração de Maria, que finaliza na sexta-feira, com a procissão que tem dois nomes: ´Procissão das Lágrimas ou Procissão da Saudade (Soledade).

O cronograma sumario da Festa de Passos (às vezes as solenidades realizadas a Quaresma têm genericamente este nome  na cidade) em São João del-Rei é o seguinte:

24/fev, 02 e 09/mar - Vias Sacras de ruas
16/mar - Depósito das Dores
17/mar - Depósito dos Passos
18/mar - Razouras e Procissão do Encontro
23 a 29/mar - Setenário das Dores
30/mar - Procissão das Lágrimas (ou da Saudade /Soledade)

..........................................................................
Sobre o mesmo tema, leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário