quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Semana Santa 2012 São João del-Rei: Quarta Feira de Cinzas começou na Terça Feira Gorda


Talvez no auge da euforia e do batuque das horas finais do Carnaval de Terça Feira Gorda em São João del-Rei, pouca gente tenha se dado conta que, às nove horas da noite de ontem, o sino do Santíssimo Sacramento da Matriz do Pilar lançava sobre todas as coisas um sinal sonoro diferente: o dobre de Cinzas.

Compassado e vigoroso, o dobre é duplo e dura cerca de dez minutos, avisando que em breve já será Quarta Feira de Cinzas e que, na Quaresma, o tempo vira em São João del-Rei. E vira mesmo, desde o primeiro amanhecer.

Por volta das seis da manhã, nos becos, esquinas e ruelas, foliões que voltam do Carnaval se encontram com fiéis que seguem para alguma igreja, em busca das primeiras cinzas que em cruz lhe marcarão a testa. Por várias vezes durante o dia o sino tocará pungente, marcando outras eras e outras horas. Na sacristia dos Passos, Matriz do Pilar, ainda pela manhã, é com contrição que preparam a grande cruz quaresmal e tiram do armário o crucificado misericordioso que, à noite percorrerá a igreja em via sacra, após a missa da Boa Morte.

Dezenove horas. Missa de Cinzas. Igreja lotada. Orquestra Lira Sanjoanense (1776) executando alguns responsórios do Ofício de Trevas, compostos no século XIX pelo são-joanense Padre José Maria Xavier. Ao final, o padre, ao marcar com cinzas a testa de uma multidão de fiéis, a cada um em voz alta lhes recomenda: "convertei-vos ao Evangelho de Cristo". Os sinos tocam, pontuando a barroca via sacra. Assim se vai a primeira noite de cada Quaresma em São João del-Rei.

...........................................................................
Sobre o mesmo tema, leia também

2 comentários:

  1. Adoro viajar nestas suas páginas! Semana Santa estarei em São João Del Rey e é ótimo ir acompanhando os eventos religiosos e sociais por aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Paullo, obrigado. Você é sempre bem-vindo, na cidade e neste almanaque eletrônico. Grande abraço!

    ResponderExcluir