domingo, 24 de julho de 2011

São João del-Rei é mágica. A gente sabe de cor, mas sempre descobre uma cidade resplandecente!


A paisagem de São João del-Rei é um caleidoscópio mágico, sempre surpreende. De manhã é uma coisa. À tarde é outra. Basta começar a anoitecer para tudo mudar outra vez. Transmuta decisivamente seguindo os involuntários e programados movimentos diários e anuais da terra, em torno de seu seu próprio eixo e do sol.

Assim, as horas do dia e as estações do ano pintam ininterruptamente a paisagem são-joanense de diferentes cores, alteram tons, dão-lhe outros brilhos, sopram perfumes, serenam orvalhos, acariciam  telhados, fachadas, pedras e nossas peles ora com o ar parado e quente, ora com brisas mornas, muitas vezes com o vento, ora ameno e fresco, ora certeiro e frio.

Pensando nisto, que tal fechar o domingo e começar a semana fazendo um passeio na velha, bela  e sempre surpreendentemente (des) conhecida São João del-Rei, visitando o maravilhoso ensaio de Maria Theresa, disponibilizado na internet no endereço abaixo? É de cair o queixo. Primeiro, diante da senbilidade da autora. Depois, diante do delicado encanto das ruas, praças, becos e largos por onde passamos todo dia. Beleza em profusão que o cotidiano e a rotina teimam em ofuscar de nossos olhos.


................................................................................
Crédito: Fotos reproduzidas do ensaio disponível no endereço eletrônico acima

Um comentário:

  1. A pedido de Adenor Simões Coelho, publico a mensagem abaixo:
    "Caro amigo Emílio.
    Adorei o texto postado e tb as fotos. A segunda foto é de um momento mágico no Largo de Sáo Francisco. Foi na comemoraçao dos 500 anos do Brasil. Sáo as caravelas de Cabral no "Mar de Minas", em Sáo Joáo del-Rei.
    Forte abraço procë.
    Adenor.

    (Tentei postar no próprio blog, mas acho que náo deu certo)"

    ResponderExcluir