terça-feira, 19 de julho de 2011

No festival Inverno Cultural de São João del-Rei, a arte está no meio da rua, no céu, na terra, em toda parte


Desde sábado, ora como brisa, ora como ventania, a arte está solta em São João del-Rei. Salta arte de toda [e por toda!] parte: dos largos, dos becos, dos botecos, das igrejas, das praças. Até dos teatros, das galerias e dos museus. Brilha arte nos olhos, pulsa arte no coração...

Na cidade onde a música chegou para morar desde 1717, a música é soberana, e - popular, erudita, experimental, de raiz, de vanguarda, étnica - se multiplica em shows, concertos, audições, oficinas, na programação do festival Inverno Cultural e na Zona da Música. O teatro e o cinema não estão de fora, ou , pensando melhor, também estão de fora. O certo é que, além dos espaços tradicionais e fechados, eles  sairam para as ruas, do centro histórico e dos bairros de São João, dos distritos e de até algumas cidades vizinhas. Hoje tem espetáculo!...

As artes plásticas se materializam em várias estéticas e linguagens, das concretas às digitais, da caricatura ao vídeo-arte, da escultura à instalação e performance, nas galerias, nos estúdios, nos ateliês, nos botecos, nos estacionamentos, em tudo enquanto é canto. Ou é encanto?

O prazer do paladar em si, a estética do ambiente de degustação e sabor. Tudo isso não falta nos bares, restaurantes, cafés, tabernas e bistrôs que não fecharam as portas de suas cozinhas para o feitiço do inverno e do festival.

Digníssima e discreta, a cultura popular também foi lembrada e reverenciada. A festa de Nossa Senhora do Rosário, as Congadas e a Coroação dos Reis Congos de São João del-Rei  foram tema de uma mesa de debates, que vislumbrou nestas manifestações inestimável saber ancestral contemporanizado, propriedade intelectual a ser melhor reconhecida e valorizada e preciosamente incomparável patrimônio cultural.

. http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/06/festival-inverno-cultural-concertara.html
.......................................................................................................
Fonte: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/

Ilustração da Abertura: cúpula do coreto de São João del-Rei (foto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário