sexta-feira, 15 de julho de 2011

São João del-Rei inaugurou, há 282 anos, a capela da Fazenda do Pombal, onde nasceu Tiradentes


15de julho de 1729. Em São João del-Rei o vigário "Alexandre Marques do Vale benze a capela pública de Nossa Senhora da Ajuda, situada na Fazenda do Capitão-Mor Francisco Viegas Barbosa, na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar". Sem saber, inaugurava um templo de grande importância para a história do Brasil, pois aquela capela era parte do cenário onde, 15 anos depois, nasceu  o menino Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói maior da Inconfidência Mineira.

A construção da capela de Nossa Senhora da Ajuda foi autorizada em 24 de fevereiro de 1724, pela Mesa Capitular do Bispado do Rio de Janeiro, atendendo a pedido do Capitão Viegas, um dos maiores benfeitores da Matriz do Pilar de São João del-Rei.

O inventário da mãe de Tiradentes, Antonia da Encarnação Xavier, falecida em dezembro de 1755, relaciona os seguintes bens existentes na capela de Nossa Senhora da Ajuda: imagens da padroeira, Senhora da Ajuda, do Senhor Crucificado, de São Francisco, de Santo Antônio, de São Sebastião, de São Gonçalo; dois castiçais de estanho, 5 portadas de cortinas com sanefas de damasco, um ornamento roxo e seu frontal, um ornamento com seu frontal e credência, um cálice, patena, um prato e duas galhetas - tudo de prata.

Alguns destes objetos, assim como o altar mor e a grossa porta de madeira, sobreviveram à ação do tempo e de vândalos e agora estão protegidos, expostos à visitação pública, no Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.

...........................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei - vol I, 2ª ed. revista e ampliada. Página 296. Imprensa Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte: 1982.

Ilustração: Detalhe do altar  da capela de Nossa Senhora da Ajuda, com algumas imagens e objetos mencionados no inventário da mãe de Tiradentes (foto do acervo do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário