quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia do Rock, São João del-Rei. Concerto no portão do Cemitério. Em 2009, Festa do Carmo. Imagine!


13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Para mostrar que na Terra da Música este gênero musical está muito vivo, em 2009, paralelamente à novena barroca de Nossa Senhora do Carmo, do lado de fora da igreja, entre barraquinhas de doces, quitutes, quitandas, quentões e outras bebidas menos "folk" e nem tão "hard", o rock rolou leve, livre e solto, em alto e bom som.

De todas as ruelas, de Santa Teresa e de Santo Elias, do Beco do Salto, do Largo da Cruz, dos arredores da Sinfônica e do Mercado, da subida do Senhor dos Montes e da descida do Alto das Mercês, por todos os caminhos seculares chegou jovem para ver. Jovem de 12, de 15, de 18, de 30, de 50, de 80, de tantos quanto forem possíveis anos...

Para não desafinar tanto o tom, nem se diferenciar muito dos instrumentos que, entre flores, velas e incensos, se ouvia dentro da igreja, sob o céu estrelado de inverno, em um coreto, a orquestra ovem de cordas tocou Beatles. Quem não gostou? Certamente até os mortos do Carmo, em silêncio sepulcral, bateram palmas.

A área onde foi montado o coreto -  que serviu de palco para os músicos - não poderia ser mais inusitada, irreverente como a própria juventude: em frente à fachada do Cemitério do Carmo. Altas paredes.  Grandioso e imperativo portal, coroado por uma enigmática caveira pousada sobre dois ossos cruzados. Separando dois mundos, muito grande e artístico portão de ferro.

Delimitando a fronteira entre o território dos vivos e o dos mortos, o rock dos Beatles louvou Nossa Senhora do Carmo em São João del-Rei, naquele 13 de julho de 2009. Pena que ainda não virou tradição. Bem poderia... Quem sabe a partir do ano que vem? Enquanto não rola, veja o concerto de 2009 no vídeo abaixo, copiado do Youtube.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e blog no geral, sou o protagonizador do vídeo, fico feliz de ter pessoas que conseguem enxergar a bela Sao João del-Rei.
    Novamente parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      quem merece os parabéns é você, pelo belo trabalho. São João del-Rei merece que concerto igual se repita todo ano, no Dia do Rock, e conta com você para isso.

      Grande abraço!

      Excluir