Quem desce apressado ou distraído o Largo Tamandaré, na direção do Museu Regional, caminhando pelo lado esquerdo, certamente não percebe que "no meio do caminho não tem uma pedra". Pouco antes do Beco da Romeira, que dá acesso ao Largo do Rosário, tem uma estação cultural interessante: a Livraria Libertas, que não deixa de ser quase uma preciosa pepita.Discreta na apresentação externa, pequena no acervo, mas rica no conteúdo, bem pode ser considerada uma 'livraria de bolso'. Livros jurídicos, de literatura, fotografia e outras artes se dividem nas estantes; convidativamente ficam dispostos nas mesas de leitura, prontos para ser folheados. É que a despojada livraria pode ser usada também como breve biblioteca, já que alguns livros que não estão à venda podem ser ali consultados.
Da próxima vez que passar pelo Largo Tamandaré, se puder, entre na Livraria Libertas.Você vai conhecer mais uma surpresa cultural que São João del-Rei oferece e, com certeza, um bom papo com o casal proprietário sobre os livros expostos e muitos de seus autores.
Pena que ainda não tem CDs nem DVDs e também não seja Café Libertas. Faz falta, a cidade precisa. Seria tão bem-vindo!...
.........................................................................................................
Foto: telhados do Largo do Rosário, vistos do Largo Tamandaré, na década de 80. (foto do autor)
Uaaai, Sô Antônio Emílio, dizem que agora há café lá sim, e de cortesia! Em setembro/11 estarei lá experimentando! Conto com sua presença tbm; cordial abço, F.
ResponderExcluirQue bom, Flávia.
ResponderExcluirTomara que Tencões & terentenas tenha contribuído para as duas coisas: para o café, na Livraria Libertas, e para a visita que você vai fazer. Pena que não estarei na cidade para nos conhecermos pessoalmente...
Abço cordial tb. Emilio.