segunda-feira, 5 de março de 2012

1838 / 2012: Viva São João del-Rei! Suas armas, seus brasões e seu povo!



No aniversário de 174 anos da elevação de São João del-Rei à categoria de cidade, que tal homenageá-la conhecendo e divulgando o seu brasão?

Uma harmônica composição heráldica, concebida e arquitetada pelo reonhecido heraldista Alberto Lima, sintetiza todos os elementos histórico-culturais próprios do povo e da terra são-joanense desde o surgimento do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar do Rio das Mortes. Assim é o brasão de armas de São João del-Rei, composto pelos seguintes elementos:

. Escudo português - lembra que é lusitano o berço da cultura brasileira.
. Ponte da Cadeia e o Córrego do Lenheiro - traços marcantes da arquitetura e da geografia de São João del-Rei.
. Triângulo Vermelho - Referência ao herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Disposto sobre o fundo branco, evoca explicitamente a bandeira de Minas Gerais.
. Listão Central - Referência ao Rio das Mortes, com sua importância histórica e lendária.
. Arcabuz e clave de sol - O primeiro evoca a lembrança do fundador do primitivo Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, o taubateano Tomé Portes Del-Rei. A segunda é um registro da Música como elemento indissociável da vida de São João del-Rei desde os primórdios de seu povoamento e desenvolvimento cultural.
. Flor de Liz - Disposta na região frontal da torre central da coroa que encima o escudo, explicita consagração da cidade à sua padroeira, a espanhola Nossa Senhora do Pilar, madrinha de São João del-Rei desde 1721.
. Datas 1713 - 1838 - Registros históricos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar à categoria de Vila de São João Del-Rei e elevação da Vila à dignidade de Cidade.

Suas cores predominantes significam:
. Ouro - força
. Prata - candura
. Azul - serenidade
Vermelho - luta
. Verde - abundância
. Branco - paz

A estes significados se pode juntar muitos outros, próprios e determinantes da cultura são-joanense: generosidade, espírito pacífico e conciliador, temperança, amor ao passado, sentimento humanista, religieosidade, nobreza, sonho de igualdade e tantos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário