domingo, 25 de março de 2012

Semana Santa São João del-Rei 2012: fé, tradição e cultura


Tapete de rua - Semana Santa 2010 - obra e foto do autor
Fé, tradição e cultura. Estas três palavras, definidas como slogan pela Irmandade dos Passos em 2011, conceituam, com absoluta precisão, qual é a "santíssima trindade" da Semana Santa de São João del-Rei. Uma celebração fundamentada na religiosidade sincera, que se repete a cada ano seguindo características originais tricentenárias, enriquecidas por manifestações culturais contemporâneas.

Além das comoventes procissões e dos ofícios barrocos com participação da Orquestra Ribeiro Bastos, concerto pelos 110 anos da Banda Theodoro de Faria, recital no órgão colonial de tubos do Museu Regional, lançamento de CD dos Coroinhas entoando cantos gregorianos, exposição de oratórios domésticos dos séculos XVIII e XIX, confecção de tapetes processionais de rua pela ONG Atitude Cultural e muitos eventos artístico-culturais ainda não divulgados.

Tudo isto e muito mais é o que você poderá desfrutar em São João del-Rei no período de 31 de março a 8 de abril deste ano. Uma vasta e rica programação que pode ser resumida em três palavras: fé, tradição e cultura.


2 comentários:

  1. Linda foto de um momento também muito bonito. Parabéns à cidade por manter momentos tão significativos como esse e ao fotógrafo pelo registro bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sylvio, obrigado por sua manifestação.

      Permanentemente, também parabenizo o povo de São João del-Rei por - a despeito das imposições da modernidade e de interesses diversos - manter-se dono de seu patrimônio, senhor de sua história e fiel às tradições que herdou de um passado heroico e glorioso.

      Quanto à foto, é o registro singelo de uma expressão plástica espontânea, que trouxe às pedras do Largo do Rosário a lembrança do coração de Jesus e dos são-joanenses na Semana Santa (creio que) de 2010.

      Novamente agradeço sua atenção, leitura e comentário. Grande abraço.

      Excluir