sexta-feira, 30 de março de 2012

Semana Santa 2012 São João del-Rei: hoje é dia da Procissão das Lágrimas

Às nove da noite de ontem, o sino dos Passos fez dobres incomuns para uma quinta feira. Incomuns não fosse para informar à população são-joanense que naquele momento estava se encerrando a celebração do último dia do Setenário das Dores. E também para lembrar que o dia seguinte (hoje, sexta sexta-feira da Quaresma), em São João del-Rei é Sexta Feira das Lágrimas, ou da Soledade. E que haverá procissão, de Nossa Senhora das Dores, realizada pela Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Mal o sino tocou o último dobre e na Matriz do Pilar - fechadas todas as portas - irmãos e irmãs dos Passos, ainda nos trajes sociais pretos com que tinham participado do ofício do Setenário, já se dividiam nas tarefas e preparativos para a procissão da noite desta sexta-feira. Os homens, montando o pálio vermelho, bordado a ouro no século XVIII, e carregando o andor vazio pela nave da igreja até o local onde a imagem da virgem, retirada do altar-mor, fora nele colocada. Finda esta missão, retornaram para a sacristia, a cuidar das velas, nas tochas e lanternas.

Chegada a hora das mulheres, se encarregaram devotamente da Senhora - seu vestido de cetim roxo, suas espadas de prata, jóias, estrela e diadema, sua capa de veludo preto. A santa no andor, o enfeitaram com desmedido zelo, fazendo uma montanha de arnica em sua base. Esta arnica será muito disputada pelos fiéis ao final da procissão, para uso religioso e terapêutico.

Arrumado o andor de Nossa Senhora, os meninos e meninas que acompanhavam pai e mãe na arrumação, desfolharam rosmaninho no chão da Matriz do Pilar, espalhando o perfume tão próprio da Semana Santa de São João del-Rei. Assim, encerraram os preparativos para a última celebração da Irmandade dos Passos na Quaresma de 2012.

Tudo pronto, logo no começo da manhã as portas da Matriz serão abertas, para que os são-joanenses, durante todo o dia, façam visitas, orações e reverências a Nossa Senhora das Dores. Várias vezes o sino dos Passos dobrará compassos lentos, longos, demorados e pungentes. Repetindo linguagem antiga, lançará pelos ares avisos sonoros de que à noite haverá procissão, motetos, lembranças, saudades, lágrimas e bênção com a relíquia do Santo Lenho.

...........................................................................
Leia também
http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/03/semana-santa-sao-joao-del-rei-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário