segunda-feira, 12 de março de 2012

Divino Espírito Santo pousará, para sempre, no coração de São João del-Rei

Quem passa pela Rua das Flores, em São João del-Rei, e olha uma construção branca, elevada, vizinha parede-meia com o Cemitério do Rosário, não imagina que, a partir do dia 27 de maio, atrás daquelas portas, poderá ser conhecida mais uma preciosidade da cultura artístico-religiosa de São João del-Rei: o interior da capela do Divino Espírito Santo, de "especiosa obra de talha dourada e policromada e o deslumbrante teto da capela-mor, pintado por José Joaquim da Natividade". A obra deste artista é, na atualidade, um dos principais alvos de interesse dos estudiosos do barroco mineiro.

A materialização do projeto Capela do Espírito Santo seguiu em tudo o imaginário da sabedoria e da engenhosa inteligência de Deus, simbolizadas na terceira pessoa da Santíssima Trindade. Venceu tempo e espaço, pela visão generosa e altruista de Padre Paiva em relação à arte e às tradições culturais de São João del-Rei. Muitas pessoas e instituições foram tocados pelo fogo divino e não negaram a contribuição de seus esforços, suas habilidades, seu empenho, seu talento, suas competências, seu amor à beleza de Deus que se faz matéria pela mão dos artistas, eternizando o ontem em sempre.

Agora, a chama do Espírito Santo de novo se lança sobre São João del-Rei, trazendo para o povo são-joanense uma oportunidade de se fazer parte de seu próprio patrimônio, contribuindo para a finalização da capela. Mistérios de Deus. Dádiva do Paráclito...

O edifício que abrigará o monumento está pronto. As obras de arte - altares, capela-mor, tetos, púlpitos - restauradas. Faltam vinte bancos de madeira. Faltam? Não... Cada banco é oportunidade de um ou vários são-joanenses fazerem sua parte, contribuindo para a equipagem do novo espaço religioso-cultural da cidade, aderindo à campanha, lançada recentemente para a aquisição dos bancos.

Você já maginou a satisfação e o orgulho cidadão de se entregar e de algum modo se integrar, para sempre, a um projeto grandioso de abrigo, preservação e divulgação da obra de um dos mais importantes artistas de São João del-Rei no século XVIII? Então, sozinho ou cotizando com amigos, aproveite que a hora é esta...


Nenhum comentário:

Postar um comentário