segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana Santa - São João del-Rei: Irmandade dos Passos


Novamente São João del-Rei viveu, de sexta-feira passada até a noite de ontem, um dos pontos mais altos de sua cultura e religiosidade: a Comemoração dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo a caminho do Calvário ou, simplesmente,  Festa de Passos.

Trata-se de tradição muito antiga, provavelmente iniciada em 1734 quando se fundou a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. Aliás, cada vez mais se percebe que, para aquela instituição, irmandade não é só parte do nome. É uma filosofia que se materializa em forma de atenção, respeito humano, valorização, consideração, compaixão e dignificação com que todos os membros se tratam no ambiente sagrado da sacristia, na Matriz do Pilar e em outros espaços em que se juntam para cumprir funções religiosas. Muito mais do que fraternidade, esta irmandade certamente faz Nossa Senhora das Dores, cravada de espadas, sorrir e Jesus ensanguentado, sob a coroa de espinhos e a pesada cruz, sentir-se recompensado por seu divino e desumano sofrimento.

2 comentários:

  1. Eu estava aguardando, ansiosamente, comentários sobre o inicio das cerimônias referentes a Semana Santa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Paullo, obrigado por sua atenção e interesse.

    Continue acompanhando aqui algumas informações sobre a Semana Santa e reserve logo alguns dias para vivenciar, in loco, as tradições sacras da paixão de Cristo em São João del-Rei.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir