quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sinos e hinos de São João del-Rei saúdam a "excelsa" padroeira Nossa Senhora do Pilar

Neste 12 de outubro, São João del-Rei homenageia com delicadeza e serenidade sua padroeira, Nossa Senhora do Pilar. Desde cedo, uma intensa programação religiosa movimenta a cidade até o anoitecer, quando sai às principais ruas do centro histórico uma grande e colorida procissão.

Uma das mais importantes comemorações do 12 de outubro em São João del-Rei aconteceu em 1954. Naquele ano ocorreu a coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora do Pilar e do Menino Jesus, com as joias de ouro garimpado na Serra do Lenheiro e doado por garimpeiros são-joanenses. Conduzida por Dom Helvécio, representando o Papa Pio XII, foi uma cerimônia grandiosa, seguida de procissão que, de tão especial, foi marcada por  seis discursos, proferidos por personalidades de grande destaque na sociedade local: Elpídio Antônio Ramalho, Carmélio Teixeira, Padre Flávio Carneiro Rodrigues, Mateus Salomé, Ataliba Nogueira e Oscar de Oliveira.

Treze anos depois, no mesmo dia, foi inaugurado no Alto do Bonfim, nas imediações da primeira capela de Nossa Senhora do Pilar - erigida por volta de 1703 e incendiada durante a Guerra dos Emboabas, em 1709 - um alto monumento à Padroeira de São João del-Rei.

Confira, no vídeo abaixo, a riqueza ritmica e sonora dos sinos da Matriz do Pilar, saudando a chegada da procissão da padroeira de São João del-Rei.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário