A educação formal sempre foi uma atividade importante na vida de São João del Rei, desde os tempos da colônia. Tanto que há exatamente 180 anos, no dia 5 de outubro de 1831, a Câmara local realizou sessão solene para divulgar o resultado de um censo sobre "instrução" na Vila de São João del-Rei e seu Termo, constituído por arraiais e localidades.
Já naquela época, quando o analfabetismo da população brasileira era quase absoluto, existia no centro da Vila três aulas (escolas) públicas, das quais uma exclusivamente para as meninas (75 alunas). Das outras duas, uma oferecia 'ensino mútuo' (59 alunos) e outra ensinava Gramática Latina a 31 alunos.
Existiam também duas escolas particulares de primeiras letras, com 102 alunos, e um Colégio particular, dirigido por padres, que ensinavam Retórica, Música, Dança, Francês e Latim a 14 alunos.
Nos Termos da Vila, existiam 15 escolas de primeiras letras, sendo uma pública e 14 particulares, ao todo educando quase 250 "discípulos".
Assim, temos que, naquele ano, o censo escolar apontou a existência de 531 alunos matriculados nas escolas públicas e particulares da Vila de São João del-Rei e seus Termos.
................................................................................
Fonte: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei volume II - 2a edição, revista e aumentada. Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1982.
Foto: Detalhe da fachada do Grupo Escolar Maria Teresa (foto do autor)
Comentários
Postar um comentário