quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Iconografia de São João del-Rei é tesouro precioso, desconhecido e inexplorado

Ainda em grande parte desconhecido, certamente deve ser grande e precioso o volume de logomarcas criadas em São João del-Rei no século XIX e início do século XX, com o objetivo de identificar instituições comerciais, civis, religiosas, culturais, educacionais, públicas e das mais diversas naturezas. Bancos, lojas, escolas, irmandades, hospitais, grêmios, clubes, funerárias, produtos - todos estampavam em logomarcas, carimbos, selos e rótulos, elementos estéticos e simbólicos que evidenciavam sua importância na sociedade são-joanense, ao mesmo tempo em que espelhavam aspectos marcantes da cultural local.

Um bom exemplo da riqueza iconográfica de São João del-Rei é a logomarca da Santa Casa de Misericórdia, harmoniosamente composta com a representação de alguns estigmas da Paixão de Cristo. Do mesmo modo, a logomarca da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, que também utiliza elementos sacros da mesma natureza.

Não se tem notícia de nenhuma pesquisa, análise ou documentário sobre a iconografia produzida em São João del-Rei nos séculos XIX e XX, mas sem dúvida este é um interessante empreendimento cultural a ser realizado, seja sob o enfoque histórico, sociológico, antropológico, econômico ou artístico. Sequer da existência de um banco de dados e da organização de um acervo físico ou virtual sobre a linguagem iconográfica são-joanense se sabe.

Fica a sugestão para as instituições culturais governamentais e não governamentais, para as universidades públicas e particulares, para os abnegados pesquisadores autônomos e para os estudantes que procuram temas interessantes para seus TCCs, monografias e teses...

2 comentários:

  1. Pois é meu amigo,mas você sem querer querendo acabou de iniciar a pesquisa sobre essas logomarcas,isso é interessantíssimo,já se falou muito sobre várias coisas,mas é a primeira vez que alguém tocou nesse assunto,em uma acasião li em um site como foi o processo de escolha da logomarca da RFFSA,durante muitos anos aquela foi uma das marcas brasileiras mais famosas no exterior (como a Coca-Cola,Pan-Am,etc...),a logo da RFFSA é muito interessante e eu nunca tinha parado para observá-lo direito,trata-se de um AMV (desvio),então meus parabéns por essa postagem,nossa cidade tem muita história (boas e ruins)e resgatar nem que seja alguns pedacinhos dela já é um grande feito.Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Thiago,

    há muito tempo observo a riqueza da iconografia de São João del-Rei, tanto a oficial quanto a espontânea, mas não sei de ninguém que tenha se debruçado sobre este universo, que está na sombra e, com certeza, aos poucos irremediavelmente se apagando a cada dia.

    Uma pesquisa multidisciplinar (desenvolvida por uma equipe que reuna e integre historiadores, artistas plásticos, comunicadores, cientistas sociais, autodidatas, independentes e interessados etc) com certeza revelaria preciosidades inimaginadas.

    Isto tanto nos possibilitaria conhecer ainda mais São João del-Rei e sua cultura quanto dimensionar sob novas fontes e novo enfoque a evolução e o desenvolvimento socio-econômico-cultural da sociedade são-joanense ao longo dos séculos.

    Que se habilitem os capacitados e os interessados!...

    ResponderExcluir