domingo, 2 de outubro de 2011

Orgulho de São João del-Rei, a Lira Sanjoanense, 235 anos, é a orquestra mais antiga das Américas

No mundo inteiro, apenas três orquestras têm 235 anos de funcionamento ininterrupto. A Lira Sanjoanense, de São João del-Rei é uma delas. Cumpre anualmente uma programação que, quantitativamente, supera sua idade: são 272 apresentações anuais, em compromissos firmados com as irmandades de Nossa Senhora do Rosário, da Boa Morte, das Mercês, de São Miguel e Almas, de São Gonçalo Garcia e Santo Antônio. A orquestra mais antiga das Américas também participa de concertos e estende sua atuação para cidades vizinhas a São João del-Rei.

A Lira Sanjoanense foi fundada em 1776, por José Joaquim de Miranda, com o nome de Companhia de Música. No passado foi o ambiente musical onde se iniciaram, desenvolveram e aperfeiçoaram importantes compositores coloniais, como por exemplo José Lino de Oliveira e o Padre José Maria Xavier. Esta condição permaneceu no século XX e continua no século atual, sendo a Lira Sanjoanense tanto um reduto de novos compositores inspirados na música setecentista e oitocentista local quanto uma fonte inesgotável de pesquisa e estudo sobre música barroca brasileira. Seu acervo é valiosíssimo e considerado um dos mais importantes do país, tanto pelo volume de manuscritos e partituras autografadas, quanto pelo seu estado de conservação e organização.

Orgulho de São João del-Rei e patrimônio vivo da música, a Orquestra Lira Sanjoanense hoje é formada por oitenta músicos, dividindo-se entre instrumentistas e cantores.Todos atuando voluntariamente, sem nada receber pelo seu empenho, dedicação e desempenho. Só a satisfação de ser parte de uma história que começou há 235 anos e foi comemorada na tarde deste domingo, com um concerto no Teatro Municipal de São João del-Rei, do qual - além da homenageada -  participaram as orquestras Ribeiro Bastos, Ramalho e Lira Ceciliana. Todas corporações muito antigas e respeitadas pela atuação cotidiana em favor da música colonial produzida sobretudo na região de São João del-Rei, nos séculos XVIII e XIX.

O vídeo abaixo documenta parte da Missa da Assunção, cuja parte musical foi executada pela Orquestra Lira Sanjoanense.

..............................................................................
Foto: sede da Orquestra Lira Sanjoanense (casa nº 45), na Rua Santo Antônio (foto do autor).
Fonte: http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/organizations/view/53

Nenhum comentário:

Postar um comentário