Com o aproximar da Semana Santa, dia a dia o clima introspectivo e místico da Quaresma cada vez fica mais denso em São João del-Rei. Quaresmeiras floridas espalham roxo por toda parte. Cartazetes da Festa de Passos - em preto, roxo e dourado – estão afixados em jornais murais, ocupam quadros de aviso de locais públicos, estampam vitrines das sapatarias, paredes de bares, balcões de verdurarias, prateleiras de supermercados, caixas de padaria... Impossível não se lembrar!
Duas Vias Sacras Solenes já se realizaram; duas Encomendações de Almas também. Na próxima sexta-feira, dia 25, acontecem a última Via Sacra de Rua, saindo da Matriz do Pilar às 19h30, e a última Encomendação de Almas, que parte do Cemitério do Quicumbi às 23h. Na trilha sonora de ambas , os Motetos dos Passos, do compositor são-joanense Martiniano Ribeiro Bastos, além de orações próprias, para uma, nas capelas-passos, e para outra, nos cemitérios, encruzilhadas, cruzes e cruzeiros. Esta função não termina antes da 1h do sábado, 26.
Compondo o barroco cenário sonoro da Quaresma, em São João del-Rei, nesta época, os sinos tocam de modo próprio. Lentos, largos, pungentes, compassados, ao meio-dia, às três da tarde, à hora do Ângelus, dobram dolentes nas igrejas onde, no dia, haverá a Via Sacra Interna. Tal programação se estenderá até a véspera da Quarta-Feira de Trevas, em 2011, no dia 20 de abril.
Matriz, Carmo, Rosário, São Francisco, Senhor dos Montes, Bonfim, São Gonçalo, Santo Antônio, Senhora de Lourdes, Senhora das Dores. Quem está em São João del-Rei não pode perder a oportunidade de ouvir, ao vivo, a mensagem dos tantos e tão “afinados” sinos são-joanenses.
Mas quem não pode escutar “face a face” este chamado, matará a vontade (e a saudade!) se clicar no vídeo abaixo e ver / ouvir o sino da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos tocando “em feitio de oração”.
Mas quem não pode escutar “face a face” este chamado, matará a vontade (e a saudade!) se clicar no vídeo abaixo e ver / ouvir o sino da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos tocando “em feitio de oração”.
.........................................................................................................................................
* Serviço *
Sexta-Feira das Dores (1º de abril) - 19h, Matriz do Pilar: Missa Barroca e depósito de Nossa Senhora das Dores para a igreja do Carmo
Sábado de Passos (2 de abril) - 19 h, Matriz do Pilar - Missa Barroca e depósito do Senhor Bom Jesus dos Passos para a igreja de São Francisco de Assis
Domingo do Encontro (3 de abril)
8h, igreja do Carmo: Rasoura de Nossa Senhora das Dores e Missa solene cantada
9h, igreja de São Francisco de Assis: Rasoura do Senhor dos Passos e Missa Solene cantada - Adoração da Cruz
18 horas - Das duas igrejas saem as procissões das imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para o Encontro, no Largo das Mercês, imediações do Pelourinho. No trajeto, motetos barrocos sacros são executados pela Orquestra Ribeiro Bastos
19 horas, Matriz do Pilar - Entrada da Procissão, Sermão do Calvário e cantos barrocos próprios para a solenidade
Caro Emílio, para quem é Ouro, gosta do barroco, do erudito, ao navegar por essas suas páginas virtuais, alimenta o espírito. Parabéns por esse trabalho de referência na divulgação de São João Del Rey.
ResponderExcluirPersistência nesta caminhada amigo, é o que lhe desejo.
www.daquidepitangui.blogspot.com
Leo, cada dia mais a gente percebe que a cultura é como ouro, que a memória é feita de pedras preciosas. Elas estão sobre a terra,diante de nossos olhos. É só recolhê-las e colocar diante do sol para o brilho aparecer. Não foi isso o que fizeram os bandeirantes em nossas cidades há trezentos anos atrás?
ResponderExcluirGrande abraço e continuemos faiscando nas pedras, rodando as bateias nos rios.
É muito bonito. Como fazem bem para nossa alma.
ResponderExcluirÉ verdade, Dodora. Como diz minha amiga Assumpção, fazem bem a tudo: "corpo, alma, sangue e divindade"!
ResponderExcluirMuito lindo!!! Que vontade de estar aí na terrinha!!! Bom matar as saudades por aqui!!
ResponderExcluirKK, de fato a alma de São João del-Rei é linda e o pretensioso desejodeste almanaque eletrônica é exatamente este: ser uma brisa de alento e um sopro de alívio para quem sente saudade de São João del-Rei e está longe. Grande abraço!
ResponderExcluirGrande emoção ao ouvir o sino dos passos que nos traz saudosas lembranças e a mística da semana santa em São João. Ainda mais pra quem realizou esse ofício na infância.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Leo, os sinos de São João del-Rei dizem muito. As "caídas e descaídas" em chamada para as Vias Sacras, assim como os diversos tencões, terentenas e outros toques e dobres, são sem igual.
ResponderExcluir