Recentemente, na primeira semana de março, os olhos são-joanenses se voltaram com atenção e cuidado para um dos mais importantes templos do barroco mineiro, aqui edificados: a Matriz do Pilar. As chuvas intensas e fortes que por longo período caíram na região favoreceram um pequeno desmoronamento externo na quina da parede da igreja, no ângulo esquerdo do andar superior da fachada lateral, sob o qual há um vestíbulo de acesso à sacristia da Boa Morte, à capela do Santíssimo Sacramento e ao interior do templo, na altura do arco-cruzeiro.
Se o fato trouxe surpresa, a resposta não tardou. Demonstrando responsabilidade, zelo e competência em relação a tão importante patrimônio religioso e histórico-cultural, o pároco do Pilar e o representante do IPHAN na cidade imediatamente se pronunciaram. Tranquilizaram a população quanto ao diagnóstico do estrago - suas causas e consequências - e informaram as providências que seriam adotadas, inclusive estabeleceram prazos. Foi um posicionamento sério e honesto, o que se comprova pelo adiantado estágio da obra, que está sendo realizada observando a natureza dos materiais e técnicas originalmente utilizados na construção quase tricentenária.
Numa demonstração de interesse da mídia para com São João del-Rei, por várias vezes o assunto foi apresentado na imprensa local e estadual, como por exemplo na notícia veiculada nesta quinta-feira, 17/03, no MG TV, 1ª e 2ª Edição, da TV Globo Minas (vídeo não disponibilizado no site G1). Além do andamento das obras, a matéria comenta o fato de que, apesar de seu notável potencial turístico, São João del-Rei este ano não será contemplada com verbas do ICMS Turístico. A razão, conforme explicou um representante da Secretaria Municipal de Cultura, é que a cidade não tem um plano municipal de desenvolvimento turístico compatível com a moderna visão desta atividade econômica, o que é exigido pelo Governo de Minas Gerais para concessão do benefício. Mas, segundo ele, em breve este pré-requisito será atendido, permitindo que em 2012 a cidade possa se candidatar para receber este incentivo.
.............................................................* Serviço *
Para ler síntese da matéria veiculada no MG TV no dia 10/03/2011, clique no link http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/03/igreja-de-sao-joao-del-rei-tem-parte-de-parede-destruida-pela-chuva.html (vídeo não disponibilizado no site G1)
Crédito da imagem: reprodução de foto divulgada no endereço eletrônico citado acima.
Comentários
Postar um comentário