São João del-Rei é mesmo uma terra de cultura imprevisível e surpreendente. Por mais que se imagine serem vastas as expressões culturais são-joanenses, aqui sempre tem uma nova manifestação cultural espontaneamente brotando, florescendo, florindo, frutificando. Este ano, por exemplo, voltará às ruas, sob novo formato, uma celebração que era muito importante na vila de São João del-Rei no começo do século XVIII: a festa de São Jorge.
23 de abril é dia de São Jorge. Em 2011, 23 de abril será também Sábado de Aleluia. Nesta data, a Legião São-joanense de São Jorge – LSSJ se apresentará à comunidade de São João del-Rei, dando início a um trabalho que tem como missão principal difundir e propagar o culto a São Jorge - santo católico, símbolo da firmeza e ícone da luta vitoriosa do bem contra o mal.
São Jorge era guerreiro e viveu na Capadócia. Na lenda, ele mora na lua cheia, onde luta contra o dragão da maldade humana. Em São João del-Rei, no próximo dia 23 de abril, ele descerá do alto da do Senhor dos Montes, cheio de força, poder, comando, alegria e confiança, e durante todo o dia passará, como comandante diante das tropas, em revista por diversas ruas são-joanenses em cortejos, corrida rústica, cavalhadas, capoeira, maracatu, congada. Manifestações de entusiasmo que brota da fonte viva que é a fé na alma humana. Só não terá missa porque é Sábado de Aleluia, mas haverá uma bênção católica coletiva.
Uma curiosidade: no século XVIII, o dia de São Jorge era festejado com muita pompa em São João del-Rei, inclusive com procissão solene, que saía da Matriz do Pilar, patrocinada pelo Senado da Câmara da Vila. A imagem, que nesta procissão saía montada em um cavalo vivo, tem grande expressividade facial e pode ser conhecida no Museu de Arte Sacra.
....................................................................
* Serviço *
A Legião São-joanense de São Jorge - LSSJ é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 2010. Seu objetivo é, por meio da celebração anual do Dia Festivo Consagrado a São Jorge, fortalecer no imaginário dos são-joanenses a presença do santo guerreiro como representação da fé, confiança, ética, justiça e retidão, simbolizadas nos ideais e nas armas de São Jorge.
Para isso, espera contar com o apoio espontâneo, de qualquer natureza, de devotos do santo, do empresariado, de instituições culturais e até (por que não?) do próprio São Jorge. Para informações e contatos: (32) 3373-0709 / tatumanuel@hotmail.com
Para isso, espera contar com o apoio espontâneo, de qualquer natureza, de devotos do santo, do empresariado, de instituições culturais e até (por que não?) do próprio São Jorge. Para informações e contatos: (32) 3373-0709 / tatumanuel@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário