Mesmo com uma forte batida de renovação e modernidade, o Carnaval de São João del-Rei dá volta no tempo para construir tradição. Tanto isto é verdade que, somadas as idades de apenas seis, dos mais de cinqüenta blocos carnavalescos da cidade, chega-se a mais de um século. Ou, mais precisamente, a 125 anos, conforme matéria “História que desfila com os blocos”, publicada no portal UAI. E nesta conta não estão os seis blocos mais antigos; ao contrário, dois são até bem novos. Mas se destacam por ter um objetivo que vai mais longe do que simplesmente seguir o embalo e a onda de Momo.
Imagine uma Lesma Lerda, descendo a ladeira rumo a La Playa. Ademas en español! Tem jeito? Nada... Custa mas não vai. Ela Concentra Mas Não Sai, nem com Copo Sujo, nem com Pirulito. Varre e mexe com As Domésticas!
Mas o que tem uma lesma lerda a ver com carnaval? O Córrego do Lenheiro dá onda? Estas são algumas perguntas que a matéria responde, contando a história dos tais blocos, revelando seus criadores e decifrando o mistério dos nomes. Alguns de caráter político, outros meramente apocalípticos, não importa: todos, na alegria do carnaval, ano a ano construindo sua história e, cada um a seu modo, marcando a nova cultura carnavalesca de São João del-Rei.
..................................................
Serviço
Leia a matéria História que desfila com os blocos no link
Comentários
Postar um comentário