Quem acredita que carnaval é só samba não sabe o que pode acontecer no carnaval de São João del-Rei. E acontece... Alguém já pensou em misturar violino, executando clássicos de Mozart, e tamborins, surdos, frigideiras e tudo o que tem uma bateria de escola de samba, tocando juntos, entre sobrados e lampiões coloniais, numa paisagem noturna de beleza sem igual?
Pois é, isso aconteceu durante o desfile do bloco Unidos do Gato de Botas, que proporcionou a mais de 5 mil pessoas, em um dos mais belos cenários barrocos de Minas Gerais [as imediações da igreja do Carmo de São João del Rei] um espetáculo surpreendente: a união da música erudita de Mozart com o samba. Era a esfusiante e arrebatadora percussão carnavalesca conversando alegremente com a sinfonia sedutora de sonoros violinos.
Na terra da música, isso é possível, pois os vários tipos de música - cada qual com sua linguagem e seu estilo - dialogam em grande harmonia. Mostrando visão plural e a possibilidade de grande evolução humana e social, o desfile do bloco Unidos do Gato dv Botas foi um aprendizado e tanto para a tolerância e para o respeito às diferenças, atualmente conhecidas como diversidade ...
Como "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", cada vez mais São João del-Rei colhe os frutos por essa opção por um modelo de progresso inspirado em avançada visão humanista, expressa no convívio pacífico e colaborativo de diferentes manifestações culturais. Prova disso é que, segundo fontes oficiais, até a metade desta semana, mais de 90% da capacidade da rede hoteleira local já estava ocupada com reservas. Previsões realistas sinalizam que, a partir de sábado, vagas nos hotéis da cidade passarão a ser muito disputadas, inclusive podendo haver disponibilização de listas de espera.
Veja, no noticiário da Rede Globo - Minas, como foi surpreendente, inovadora e mágica como a secular fábula infantil a apresentação do bloco Unidos do Gato de Botas.
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/carnaval-ja-comecou-em-sao-joao-del-rei/1451239/
Comentários
Postar um comentário