Nesta noite, no Espaço Cultural Calêndula, o almanaque eletrônico Tencões & terentenas saúda os calouros do curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, apresentando-se como um canal de interação, entretenimento, informação e diálogo com os estudantes que nos próximos anos dedicarão sua vida acadêmica a uma atividade que é a própria alma de São João del-Rei: a Música.
São João del-Rei é uma cidade viva, culturalmente pródiga, e singular, pois mais que qualquer outra pulsa sonoridade. Assim, é um universo rico e fértil para quem deseja estudar música que, aqui, transcende instrumentos convencionais e partituras e se alastra na forma de apitos de trem, toques de sino, ensaios musicais, foguetes e de uma infinidade de sons muito próprios.
Tencões & terentenas valoriza muito este aspecto da cultura são-joanense e, periodicamente a contempla em suas postagens, disponibilizando fontes, estudos, produções acadêmicas, gravações e vídeos que documentam a sonoridade e a musicalidade de São João del-Rei. Marcas registradas da cidade desde sua gênese, em 1703.
A musicalidade de São João del-Rei corre o mundo, tem registros que nem por muitos de nós é conhecido, como a peça abaixo, com composições de Manuel Dias de Oliveira, utilizadas na Sexta-Feira da Paixão, no momento da comunhão, na Matriz do Pilar. Clique no vídeo abaixo e confira:
http://www.youtube.com/watch?v=JKc9caPIlpM&playnext=1&list=PL81FFEADA92B8BC8D
Manoel Dias de Oliveira-Miserere
http://www.youtube.com/watch?v=JKc9caPIlpM&playnext=1&list=PL81FFEADA92B8BC8D
Manoel Dias de Oliveira-Miserere
Comentários
Postar um comentário