Minas Gerais possui três órgãos musicais de tubos construídos no período colonial, mas o de São João del-Rei é especial por duas particularidades: é o único que foi confeccionado no Brasil (manualmente e com matérias primas nacionais - madeiras e metais), e também o único que não se destinava para uso religioso, ou seja, sua finalidade era alegrar e preencher, com boa música, salões de residências e espaços públicos da cidade, nos séculos XVIII e XIX.
Depois de oitenta anos paralisado por desgaste e perda de algumas peças, recentemente o órgão musical foi restaurado e entregue à comunidade são-joanense em fins do ano passado. Agora, o instrumento, que curiosamente, quando fechado, mais parece um armário doméstico para guarda de louças - pode ser visitado no Museu Regional de São João del-Rei, de terça a domingo, das 12h30 às 17h30.
É intenção que, em breve, ali sejam realizados concertos musicais. Enquanto isso não acontece, veja e ouça, no vídeo abaixo, uma animação contemporânea da magnífica obra Tocata e Fuga, de Bach.
Visitar o Museu Regional são-joanense e conhecer o órgão de tubos restaurado é valorizar e prestigiar o patrimônio, a memória e a cultura de São João del-Rei!
...................................................................................
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei / Foto - divulgação
Comentários
Postar um comentário