Ciganas, enfeitem seus pandeiros. Piratas, procurem suas lunetas. Baianas, armem suas saias e seus turbantes. Havaianas, caprichem nos sarongues. Índios, não descuidem dos cocares. Odaliscas, perfumem seus véus. Todo mundo que é da festa, da paz, do bem, da fantasia e do entusiasmo, atenção: o carnaval 2011 de São João del-Rei promete!
Se depender da programaçào divulgada pela Secretaria de Cultura, em São João del-Rei, no período de 19 de fevereiro a 8 de março, só vai ficar parado quem quiser. Quarenta e oito blocos movimentarão as praças, becos, largos, esquinas e ruas da cidade, do centro histórico aos bairros e distritos, espalhando confetes, serpentinas, ilusão, alegria, amizade e descontração.
Tanto aos foliões quanto a quem for só para assistir, o bom-senso pede que, irreverência, levem apenas aquela saudável, que é própria do carnaval de nossa cidade. Que o respeito ao próximo e ao patrimônio público não seja esquecido. Que a gentileza, a cortesia e a boa-educação nao sejam economizadas. Que, apesar do delírio, se evite o consumo excessivo de bebidas alcoolicas e outros comportamentos arriscados, principalmente relacionados ao tränsito, ao sexo e ao lazer em rios, piscinas, cascatas e cachoeiras. Provocações, agressões e violência, de qualquer tipo, nem de longe. A vida não pode acabar na quarta-feira de cinzas.
A proliferação dos blocos espontâneos em São João del-Rei - que este ano estão somando quase meio cento - é um sinal muito positivo. Mostra que o povo são-joanense acredita na união e se mobiliza para realizações coletivas, que no caso é a alegria do carnaval. Estas união e mobilização, praticadas repetidamente, reforçam o espírito solidário e o sentimento cooperativista de ajuda mútua, estabelecendo compromissos e impulsionando conquistas, desejadas e merecidas por todos. Sejam elas a alegria de celebrar a vida ou o direito de viver com dignidade.
Carnaval é sonho e, no carnaval, sonho é fantasia. Entào, nos blocos, brinquemos sem medo, fantasiados com nossos sonhos, vestidos com nossas próprias fantasias, com a fantasia do que queremos ser. Como é bom perceber que carnaval não é só festa e que seus efeitos duram muito mais do que três dias!...
................................................................
Serviço
Acesse http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/veja-atracoes-do-carnaval-em-sao-joao-del-rei/1451050/ e veja um flash sobre os blocos de São João del-Rei.
Olá Emílio,
ResponderExcluirfico feliz em ler esta postagem, é bacana ver omo o carnaval mobiliza as pessoas em São João Del Rey. Aqui em Pitangui nós estamos tentando resgatar o carnaval de rua e a velha tradição dos blocos, pois aqui os blocos vendem o tal de Abadá e o carnaval fica elitizado.
Viva o reinado de Momo!
Abração.
Prezado Licínio,
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigado por ter se tornado seguidor deste almanaque eletrônico. Para Tencões & terentenas isso é prestígio grande, pois é inegável o vanguardismo e a relevância do trabalho desenvolvido pelo pessoal http://daquidepitangui.blogspot.com/, que desde a primeira postagem apoiou este canal-irmão.
Quanto aos blocos populares de São João del-Rei, de fato são uma experiência riquíssima, exercício de coletividade e - por que não? - de solidariedade e cidadania. Não que lá, um ou outro, também não venda camisetas e tenha cordão de isolamento, mas é minoria...
Torço pelo sucesso da `lavagem do bandeirante' e tenho ceteza que a alegria espontânea pouco a pouco vai tomar conta do carnaval de rua de Pitangui.
Sobre lembranças do carnaval ão-joanense nas primeiras décadas do século XX, acesse http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/02/ze-pereira-ja-morou-em-sao-joao-del-rei.html
Grande abraço. Emilio.