Até hoje lembradas pelos são-joanenses, as gravações do filme Amor & Cia., de Helvécio Ratton, há onze anos movimentaram as ruas históricas de São João del-Rei e revelaram, belos e pouco desconhecidos ângulos da paisagem local. Também apresentaram alternativas interessantes para a decoração e ambientação interna e externa do comércio, por resgatar a estética de São João del-Rei em fins do século XIX (época em que se passa a estória), muito interessante para fins turísticos e promocionais. A locação foi feita nos sobradões, armazéns da Estação Ferroviária, Rua da Cachaça, Ponte da Cadeia, Rua da Prata, becos e ruelas da cidade, com móveis e utensílios emprestados por famílias são-joanenses. As famílias “emprestaram até os figurantes", que atuaram ao lado de Patrícia Pilar, Marco Nanini, Alexandre Borges, Rogério Cardoso e outros atores muito conhecidos.
Uma curiosidade: a riqueza sonora de São João del-Rei é tão expressiva que permite até saber a hora em que algumas cenas foram gravadas. O sino da Matriz do Pilar, por exemplo, ao bater onze badaladas, denunciou que eram onze horas quando Liduína,a personagem vivida por Patrícia Pilar, na mais dourada igreja de nossa cidade, se encontrava furtivamente com seu amante, fingindo orar entre muitas velas acesas.
Quem não viu e tem antena parabólica*, não deve perder a reprise neste sábado, as 22 horas, no Canal Brasil. Quem viu, com certeza vai gostar de rever...
...........................................................
Conheça a sinopse do filme em http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=13126
* Saiba como sintonizar o Canal Brasil, acessando http://www.tvbrasil.org.br/comosintonizar/
Comentários
Postar um comentário