domingo, 6 de janeiro de 2013

Tencões & terentenas: 2 anos - Vila de São João del-Rei: 300 anos

Na primeira sexta-feira deste primeiro mês de 2013 - dia 4 passado - o almanaque eletrônico Tencões & terentenas completou dois anos de ativa existência, no endereço eletrônico http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
.  Foram, até aquela data, 447 postagens, acessadas mais de 56 mil vezes, o que daria uma média aproximada de 74 acessos / dia, estatística sempre ascendente considerando que, desde janeiro de 2012, o número de visitas diárias está na faixa de 85 -100 acessos.
Houve dias em que se ultrapassou 220 acessos e, em vários meses, superou a casa de 3.500. trilhando por outra estatística, chegamos à marca de 127 visitas por postagem.

Este fato merece registro, pois raros são os blogs que conseguem viver, ou sobreviver, com atualizações tão frequentes, muitas vezes diárias, por mais de um ano. Ainda mais quando possuem linha editorial tão definida, em torno de uma proposta tão específica, no caso a valorização e divulgação do patrimônio, da cultura e da memória de São João del-Rei, que este ano completa 300 anos de elevação à categoria de vila.A rigor, patrimônio, cultura e memória são a mesma coisa, nas por uma questão peculiar, neste veículo digital, apresentam-se tal qual a Santíssima Trindade: três pessoas em um só corpo e um só espírito. Entretanto, três pessoas distintas...

No entusiasmo de um ano novo e de uma nova aurora e na desejada - e já em curso - efervescência das comemorações dos 300 anos da Vila de São João del-Rei, Tencões & terentenas completa seu segundo aniversário. Mira com humildade, mas também com satisfação, o trabalho já realizado. Orgulha-se dos resultados. Agradece a todos, principalmente a São João del-Rei e a seus célebres e anônimos baluartes, operários, sonhadores, construtores, realizadores, sonhadores - todos, enfim, que com seu espírito e sua humanidade tornam tão singular esta nossa "terra tão querida e formosa. Salve Terra de São João del-Rei!"

Cumprindo o hino que seu ouve ao clicar no brasão abaixo, sejamos nós, sempre, "felizes e gloriosos, sentinelas da crença e da lei."


2 comentários:

  1. São João del-Rei é um lugar fantástico!
    A cidade une o respeito por suas tradições, tem uma intensa vida cultural e está aberta para novas perspectivas do futuro, sem perder suas raízes.
    Na minha opinião é uma rara e feliz união de consciência e participação do poder público e dos moradores para, propositalmente, conservar um estilo de vida com o qual se identificam.
    Moro em Juiz de Fora, mas se tiver a oportunidade de me mudar para São João del-Rei, não penso duas vezes.
    Parabéns ao blog e aos moradores da cidade, pelo privilégio de viverem um assunto tão belo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sylvio,

      http://www.youtube.com/watch?v=nwhl2xzG1ks

      É com esta música - Pai Grande - que agradeço este comentário e outros dois que você hoje publicou neste almanaque eletrônico.

      São João del-Rei é exatamente o que você percebe e generosamente manifestou. Isto devemos a muitos são-joanenses, tanto nativos quanto adotivos / adotados. Desde os tempos emboabas, a territorialidade são-joanense não tem fronteiras.

      Por isso, seja sempre bem-vindo a São João del-Rei. Se, e quando, puder, para sempre. Não se arrependerá. Lembre-se de que desde seu setecentista alvorecer, São João demonstra praticar, em reconhecimento e gratidão, o que diz a música: "... minha gente é esta agora. Estou aqui / trouxe de lá / um amor tão longe de mentiras / quero a quem quiser me amar!"

      Grande abraço.

      Excluir